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O que são Motores de Busca e como Eles Funcionam?

Entenda o que são motores de busca e saiba como ele funciona para lhe entregar os resultados de pesquisa

Você provavelmente acessa o Google, Bing ou Yahoo todos os dias. Diferente do começo da popularização da internet, quando tínhamos que digitar o endereço da URL do site para chegar a uma página, hoje os motores de busca, ou mecanismo de busca, facilita esse trabalho, permitindo que cheguemos aonde for através do uso de palavras-chave ou termos de busca.

Os mecanismos de pesquisa são capazes de retornar resultados rapidamente — mesmo com milhões de sites on-line — examinando a Internet continuamente e indexando todas as páginas que encontram. Quando um usuário insere um termo de pesquisa, o mecanismo de pesquisa analisa os títulos, conteúdos e palavras-chave das páginas do site indexadas e usa algoritmos (operações passo a passo) para produzir uma lista de resultados, ou SERP, – com os sites mais relevantes no topo da lista.

As empresas usam a otimização de mecanismo de pesquisa (SEO) para ajudar os mecanismos de pesquisa a reconhecer seus sites como altamente relevantes para pesquisas específicas. Mas, como tudo isso afeta você, o usuário de internet? É o que vamos falar nessa matéria e, se vocêe ficar com alguma dúvida, é só deixar aí nos comentários.

O que é e como funcionam os motores de busca?

Um mecanismo de pesquisa é um conjunto coordenado de programas que procura e identifica itens em um banco de dados que correspondem a critérios especificados. Os mecanismos de pesquisa são usados para acessar informações na internet e entregar aos usuários. O Google é o motor de pesquisa mais utilizado na Internet. A pesquisa do Google ocorre nas três etapas a seguir:

Rastreadores

Os rastreadores descobrem quais páginas existem na web. Um mecanismo de pesquisa procura constantemente páginas novas e atualizadas para adicionar à sua lista de páginas conhecidas. Isso é conhecido como descoberta de URL. Depois que uma página é descoberta, o rastreador examina seu conteúdo. O mecanismo de pesquisa usa um algoritmo para escolher quais páginas rastrear e com que frequência.

Indexação

Depois que uma página é rastreada, o conteúdo textual é processado, analisado e marcado com atributos e metadados que ajudam o mecanismo de pesquisa a entender do que se trata o conteúdo. Isso também permite que o mecanismo de pesquisa elimine páginas duplicadas e colete sinais sobre o conteúdo, como o país ou região em que a página é local e a usabilidade da página.

Pesquisa e classificação

Quando um usuário insere uma consulta, o mecanismo de pesquisa busca no índice as páginas correspondentes e retorna os resultados que aparecem como mais relevantes na página de resultados do mecanismo de pesquisa (SERP). O mecanismo classifica o conteúdo em vários fatores, como a autoridade de uma página, links de retorno para a página e palavras-chave que uma página contém.

Os mecanismos de pesquisa de conteúdo especializado são mais seletivos sobre as partes da Web que rastreiam e indexam. Por exemplo, Creative Commons Search é um mecanismo de busca de conteúdo compartilhado explicitamente para reutilização sob a licença Creative Commons. Este mecanismo de pesquisa procura apenas esse tipo específico de conteúdo.

Os mecanismos de pesquisa específicos do país podem priorizar sites apresentados no idioma nativo do país em relação a sites em outros idiomas. Sites individuais, como grandes sites corporativos, podem usar um mecanismo de pesquisa para indexar e recuperar apenas o conteúdo do site dessa empresa. Algumas das principais empresas de mecanismos de pesquisa licenciam ou vendem seus mecanismos de pesquisa para uso em sites individuais. Os mecanismos de pesquisa rastreiam, indexam e classificam o conteúdo na Internet, usando algoritmos para decidir o posicionamento nas páginas de resultados.

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Como os mecanismos de pesquisa classificam os resultados?

Nem todo mecanismo de pesquisa classifica o conteúdo da mesma maneira, mas alguns têm algoritmos de classificação semelhantes. A pesquisa do Google e outros mecanismos de pesquisa semelhantes classificam os resultados relevantes com base nos seguintes critérios:

Intenção de busca

O mecanismo de pesquisa analisa as consultas do usuário para estabelecer a intenção do pesquisador, que é o tipo específico de informação que o usuário está procurando. Os mecanismos de pesquisa usam modelos de linguagem para fazer isso. Os modelos de linguagem são algoritmos que leem a entrada do usuário, entendem o que significa e determinam o tipo de informação que o usuário está procurando.

Relevância das Palavras Chave

As palavras-chave das consultas de pesquisa correspondem às palavras-chave do conteúdo. Palavras-chave que aparecem em vários lugares no conteúdo significam mais relevância do que outras. Contudo, encher seu conteúdo de palavras-chave não resolverá o problema ou tornar o seu site mais relevante para os mecanismos de pesquisa. Pode até fazer o efeito contrário. Colocar diversas vezes a sua palavra-chave ou encher de palavras-chave um conteúdo pode fazer com que o Google ou outros buscadores acusem seu site de “spamming” e penalizem o site por isso, derrubando ou escondendo ele das pesquisas.

Qualidade, Acessibilidade e Usabilidade

Os mecanismos de busca procuram indicadores de expertise, autoridade e confiabilidade no conteúdo. Se outros sites proeminentes tiverem links para o conteúdo, ele será considerado mais confiável. Os mecanismos de pesquisa avaliam a acessibilidade e a experiência geral do usuário do conteúdo e recompensam o conteúdo com uma melhor experiência na página. Um exemplo de usabilidade de página é a compatibilidade com dispositivos móveis, que é uma medida da facilidade de uso de uma página da Web em um dispositivo móvel.

Dados do usuário

O histórico de pesquisas anteriores de um usuário, as configurações de pesquisa e os dados de localização são alguns dos tipos de dados que os mecanismos de pesquisa usam para determinar as classificações de conteúdo escolhidas.

Os mecanismos de pesquisa podem usar outras métricas de desempenho do site, como taxa de rejeição e tempo gasto na página, para determinar a classificação dos sites em uma página de resultados. Os mecanismos de pesquisa podem retornar resultados diferentes para o mesmo termo pesquisado como conteúdo baseado em texto em comparação com uma pesquisa de imagem ou vídeo.

Os criadores de conteúdo usam otimização de mecanismo de pesquisa (SEO) para aproveitar os processos acima. A otimização do conteúdo de uma página para os mecanismos de pesquisa aumenta sua visibilidade para os pesquisadores e sua classificação na SERP. Por exemplo, um criador de conteúdo pode inserir palavras-chave relevantes para uma determinada consulta de pesquisa para melhorar os resultados dessa consulta.

Se o criador de conteúdo quiser que as pessoas em busca de “cachorros” cheguem à sua página ou a sua loja online, ele pode adicionar as palavras-chave como “osso”, “trela”, “coleira” e “ração”. Eles também podem incluir links para páginas que o Google considera confiáveis em relação a cães, tando mais autoridade ao site.

Objetivos dos motores de busca

O principal objetivo de um mecanismo de pesquisa é ajudar as pessoas a pesquisar e encontrar informações. Os mecanismos de pesquisa são projetados para fornecer às pessoas as informações corretas com base em um conjunto de critérios, como qualidade e relevância. Os provedores de páginas da Web e sites usam mecanismos de pesquisa para ganhar dinheiro e coletar dados, como dados de sequência de cliques, sobre os usuários.

Esses são objetivos secundários que exigem que os usuários confiem que o conteúdo que estão obtendo em uma SERP é suficiente para se envolver com ela. Os usuários devem ver se as informações que estão obtendo são as informações corretas. A confiança do usuário pode ser conquistada de diferentes maneiras, incluindo as seguintes:

Resultados orgânicos

Os resultados orgânicos não pagos são vistos como mais confiáveis do que os resultados pagos baseados em anúncios, afinal, quem pagou para estar no topo nem sempre pode entregar o resultado mais correto para uma pesquisa (alguém pesquisando sobre raças de cães pode receber o primeiro resultado da SERP como uma loja que vende rações. Algo que é relacionado mas não atende a intenção de busca do usuário).

Autoridade

O Google procura estabelecer a autoridade de uma página da Web para identificá-la como fonte de informações verdadeiras. Ele faz isso com base em vários fatores que, em geral, não são divulgados pelas plataformas, porém, é sabido que o número de links apontando para o seu conteúdo é um dos fatores que garante autoridade.

Por exemplo, a Wikipédia tem milhares de sites apontando para suas publicações, o que garante a eles uma posição alta (às vezes, o primeiro lugar) nos resultados das pesquisas, pois o Google e outros mecanismos de pesquisa entendem que, pelo alto número de pessoas citando os artigos, eles devem ser confiáveis e verdadeiros.

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DuckDuckGo

Privacidade

O DuckDuckGo é um mecanismo de busca que usa proteção de privacidade para estabelecer confiança.

Ele protege a privacidade do usuário e evita resultados de pesquisa distorcidos que podem resultar do uso de informações pessoais para segmentar usuários ou colocá-los em categorias de pesquisa limitadas, conhecidas como bolhas de filtro.

Como um Motor de Busca Lucra?

Os mecanismos de pesquisa retornam resultados orgânicos e pagos e os dois diferem de várias maneiras. Mas, como os mecanismos de pesquisa ganham dinheiro? Alguns mecanismos de pesquisa são projetados para ajudar organizações sem fins lucrativos a solicitar doações, mas essa não é a principal fonte de renda deles. Os mecanismos de pesquisa ganham dinheiro de várias maneiras, incluindo as seguintes:

Anúncios pagos e Afiliados

Anunciantes ou redes de publicidade de terceiros colocam anúncios pagos por clique em SERPs e no próprio conteúdo. Quanto mais visualizações ou cliques uma palavra-chave relacionada à pesquisa obtiver, mais os anunciantes pagam para ter seus anúncios associados a ela. Alguns mecanismos incluem links de afiliados, nos quais o mecanismo de pesquisa tem uma parceria na qual o parceiro paga ao mecanismo de pesquisa quando um usuário clica no link do parceiro.

Dados do usuário

Os mecanismos de pesquisa também ganham dinheiro com os dados do usuário que coletam. Os exemplos incluem histórico de pesquisa e dados de localização. Esses dados são usados para criar um perfil digital para um determinado pesquisador, que os provedores de mecanismos de pesquisa podem usar para veicular anúncios direcionados a esse usuário.

Anúncios contextuais

Os mecanismos de pesquisa também aproveitam a exibição de anúncios contextuais diretamente relacionados à pesquisa atual do usuário. Se um mecanismo de pesquisa incluir um recurso de compras na plataforma, ele poderá exibir anúncios contextuais de produtos relacionados à pesquisa do usuário na barra lateral de um site onde são exibidos anúncios. Por exemplo, se a loja online vende livros, um anúncio pode aparecer no canto da página para óculos de leitura.

Como os mecanismos de pesquisa personalizam os resultados?

Os mecanismos de busca personalizam os resultados com base nos perfis de buscadores digitais criados a partir dos dados do usuário. Os dados do usuário são coletados do aplicativo ou dispositivo com o qual o usuário acessa o mecanismo de pesquisa. Os dados do usuário coletados incluem o seguinte:

  • Histórico de busca
  • Data e hora da pesquisa
  • Informações de localização
  • Dados de áudio
  • ID do usuário
  • Identificação do dispositivo
  • Endereço de IP
  • Dados de diagnóstico do dispositivo
  • Listas de contatos
  • Histórico de compras

Os cookies são usados para rastrear o histórico de navegação e outros dados. Eles são pequenos arquivos de texto enviados dos sites que um usuário visita para seu navegador da web. Os mecanismos de pesquisa usam cookies para rastrear as preferências do usuário e personalizar resultados e anúncios. Eles são capazes de lembrar configurações, como senhas, preferências de idioma, filtros de conteúdo, quantos resultados por página e informações da sessão.

O uso de configurações de navegação privada ou navegação anônima protege os usuários contra rastreamento, mas apenas no nível do dispositivo. O histórico de pesquisa e outras informações acumuladas durante a pesquisa não são salvas e são excluídas após a sessão de pesquisa. No entanto, provedores de serviços de Internet, empregadores e proprietários de domínio dos sites visitados podem rastrear as informações digitais deixadas para trás durante uma pesquisa.

Mecanismos de busca populares

O Google é o mecanismo de pesquisa mais popular, capturando mais de 92% da participação no mercado de mecanismos de pesquisa em todo o mundo, de acordo com o serviço de análise de tráfego da Web StatCounter. Yahoo e Microsoft Bing vêm em segundo e terceiro lugar com quase 4% e pouco mais de 1% do mercado, respectivamente.

O DuckDuckGo ganhou alguma popularidade devido ao seu foco na proteção dos dados de pesquisa privados dos usuários. Alguns usuários podem preferir usar Bing ou Yahoo para suas outras ofertas integradas. Mas, quais os motores de busca populares no mundo? São os seguintes:

Baidu
Bing
BoardReader
Brave Search
Creative Commons Search
DuckDuckGo
Ecosia
Ekoru
Gibiru
Gigablast
GiveWater
Haystak
Mojeek
MetaGer
Naver
OneSearch
Onion Search
Recon
Search Encrypt
SearX
Sentient Hyper-Optimized Data Access Network (Shodan)
Startpage
Swisscows
Qwant
Wiki.com
Wolfram Alpha
Yandex

Alguns desses mecanismos, como o Ecosia e o Startpage, usam seus próprios rastreadores, mas dependem de mecanismos de busca maiores e mais convencionais, como Google e Bing, para indexação. Outros, como Mojeek, usam seus próprios rastreadores e mantêm seu próprio índice.

Mecanismos de busca alternativos, como HaystakOnion Search e Recon, permitem que os usuários naveguem na dark web usando o navegador Tor, que criptografa o tráfego do usuário para maior privacidade e segurança. A dark web é uma parte oculta da internet não acessível por navegadores tradicionais.

Outros mecanismos de pesquisa se concentram em tipos de informações específicos. Por exemplo, o Wolfram Alpha é um mecanismo de busca na Internet para tópicos de ciências e matemática. Shodan é uma ferramenta de busca para dispositivos conectados à internet. Os navegadores geralmente têm um mecanismo de pesquisa padrão. Por exemplo, o Google Chrome e o Safari para iOS usam o Google.

O futuro dos motores de busca

Os mecanismos de pesquisa e as empresas que os desenvolvem provavelmente usarão novas tecnologias para melhorar a precisão, relevância e qualidade das respostas fornecidas pelos mecanismos de pesquisa. Eles também usarão tecnologias avançadas, como inteligência artificial, para melhorar a experiência do usuário no futuro. Por exemplo, um usuário pode algum dia fazer upload de uma foto de um computador para o Google, perguntar “Este é um bom computador para jogos?” e obter uma resposta ponderada e diferenciada.

Motores de busca
Motores de Busca estão cada vez mais inteligentes

Alguns especialistas também acreditam que o uso de mecanismos de pesquisa está diminuindo porque mais busca de informações acontecerá em outros aplicativos e sites de mídia social, como Facebook, TikTok e LinkedIn, no futuro.

É provável que o Google continue a reter a maior parte do mercado de buscas. Dado isso, as empresas de SEO podem esperar que o Google continue atualizando seu algoritmo principal do mecanismo de pesquisa periodicamente. O Google faz isso para impedir que essas empresas otimizem o conteúdo para um algoritmo específico.

No entanto, mais mecanismos de nicho podem surgir no futuro para fornecer a especificidade e a privacidade que muitos usuários percebem que falta no Google. Os usuários podem gravitar em busca de ferramentas que fornecem maior privacidade ou melhor qualidade indexando apenas uma parte da internet. E você? O que acha que acontecerá com os mecanismos de pesquisa no futuro? Deixe aí nos comentários.

FAQ Rápido

Qual é o motor de busca?

Um mecanismo de pesquisa é um programa de software que ajuda as pessoas a encontrar as informações que procuram on-line usando palavras-chave ou frases.

Como um motor de busca funciona?

Os mecanismos de pesquisa são capazes de retornar resultados rapidamente — mesmo com milhões de sites on-line — examinando a Internet continuamente e indexando todas as páginas que encontram.

Qual é a diferença entre o mecanismo de pesquisa e o navegador da web?

Muitos iniciantes na web confundem mecanismos de pesquisa e navegadores. Vamos deixar claro: um navegador é um software que recupera e exibe páginas da web; um mecanismo de pesquisa é um site que ajuda as pessoas a encontrar páginas da web em outros sites.

Por que os mecanismos de pesquisa são importantes?

Os mecanismos de busca atuam essencialmente como filtros para a riqueza de informações disponíveis na internet. Eles permitem que os usuários encontrem informações de interesse ou valor genuínos de forma rápida e fácil, sem a necessidade de percorrer várias páginas da Web irrelevantes.

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