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O que é CTR e Tudo que Você Deve Saber para Melhorá-lo

Entenda o que é o CTR e como melhorar o número de cliques para o seu site

Como uma das métricas clássicas de marketing de desempenho, você vai esbarrar muito no CTR. Mas a CTR – também conhecida como taxa de cliques – é muito mais do que apenas uma métrica. Na verdade, como os anunciantes normalmente pagam aos editores por cada clique no site, a taxa de cliques afeta os resultados de ambos os lados da parceria de publicidade e de SEO.

Contudo, como é que essa métrica se tornou tão importante para aqueles que querem manter um site no ar, que tem uma loja online, anunciam no Google Ads ou querem se tornar criadores de conteúdo?

Qualquer pessoa que já mergulhou o dedo do pé no oceano do marketing de desempenho já ouviu falar de CTR. Mas o que é e por que isso importa? Vamos explorar algumas dicas para melhorá-la e, se você ficar com dúvidas, é só deixar aí nos comentários.

Então, o que é CTR?

CTR, ou taxa de cliques, é um cálculo bastante simples de quantas pessoas clicaram em um site (cliques) dividido pelo número de vezes que o site foi exibido (impressões). É também uma das métricas mais comuns na publicidade digital. Por que? Porque medir a proporção de espectadores que clicam em um site é uma maneira importante de saber se o site é eficaz, se ressoa com o público-alvo e se está direcionando tráfego para seu negócio online ou blog. Veja o cálculo:

Cliques em seu link ÷ Impressões (exibições dele na SERP) do link = Taxa de cliques

Portanto, considerando a importância da taxa de cliques em suas atividades diárias de SEO ou anúncio pago, resumimos alguns fatos importantes sobre a taxa de cliques. Apenas internalizando esses pontos, você percorrerá um longo caminho para entender como a CTR funciona e o que você pode fazer sobre sua CTR para torná-la melhor do que é hoje.

Por que a CTR é uma métrica importante?

Quando um anúncio ou blog tem uma taxa de cliques alta, isso significa que muitas pessoas que veem ele na pesquisa estão optando por interagir com ele – portanto, devem achá-lo atraente. Isso é importante por vários motivos. Primeiro, um CTR alto gera interesse, engajamento, tráfego e possíveis conversões para sua empresa. Quando seu anúncio tem uma boa CTR, isso mostra ao Google que ele é de alta qualidade e interessante para o público, e seu Índice de qualidade melhora.

Uma CTR alta também se correlaciona com um custo por clique menor e um número maior de impressões, levando a mais engajamento e um Índice de qualidade ainda mais alto. Resumindo, um bom CTR tem um efeito cascata, criando toda uma cadeia de resultados positivos.

Mas junto com seus outros indicativos de qualidade, o CTR é ainda mais poderoso. Lembre-se, CTR é uma medida de quantas pessoas clicaram em seu anúncio/site. Contudo, ele não reflete a taxa de conversão em sua página de destino, como o número de pessoas que preencheram um formulário ou entraram em contato com seu representante de vendas. Por si só, o CTR pode dizer o quão atraente é o seu anúncio por quantos cliques ele gera – mas se você está buscando conversões, não apenas espectadores, então o CTR sozinho não lhe dirá muito.

Por exemplo, se um anúncio tiver uma CTR muito alta, mas uma taxa de conversão baixa, provavelmente é um sinal de que o público-alvo que você está alcançando é muito amplo ou talvez a mensagem do anúncio não esteja alinhada adequadamente com a página de destino. Use seu CTR junto com outras métricas para ter uma visão completa.

O que é um CTR “bom”? Depende…

O que é considerado um bom CTR varia muito e também depende da plataforma. Para anúncios do Google, a CTR média atualmente é de 3,17%. No entanto, para anúncios no Facebook e no Instagram, a CTR média é de cerca de 1%. No geral, os anúncios gráficos têm CTRs mais baixos do que os anúncios de texto – para exibição, a média é de cerca de 0,05%, enquanto para anúncios nativos, a média é de cerca de 0,2%.

Outra variável é o tipo de indústria que você está trabalhando. Para anúncios de busca, por exemplo, Artes e Entretenimento tem de longe a CTR mais alta em anúncios de busca – 10,67% – enquanto Serviços Corporativos atingem uma média de apenas 4,72% de CTR, de acordo com uma pesquisa feita pelo Smart Insights. Qual é o seu negócio e os seus objetivos também mudam a percepção de o que seria um “bom ctr”. Além de acompanhar a média do seu setor, lembre-se de que o concorrente mais difícil que você enfrenta é você mesmo. Tente bater seu próprio recorde e concentre-se em alcançar uma CTR mais alta em sua próxima campanha do que na anterior.

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Ramos de atividades mais clicados nos anúncios do Google Ads (fonte: Smart Insights)

O CTR afeta seu SEO?

Sua classificação nos mecanismos de pesquisa é parcialmente baseada na popularidade do seu site e a popularidade é medida pelas visualizações de página. Quanto mais cliques sua página receber – ou, em outras palavras, quanto maior for sua CTR – mais valiosa será considerada pelo mecanismo de pesquisa. Portanto, sua página terá uma classificação naturalmente mais alta. Conclusão? Um CTR mais alto é igual a um melhor SEO – e um bom SEO também significa um CTR mais alto. Certifique-se de otimizar suas páginas da web com palavras-chave relevantes e dados de snippet, para que você possa aumentar seus resultados de SERP quando os usuários pesquisarem em seu nicho.

É tudo uma questão de qualidade e relevância. Os mecanismos de pesquisa estudam o engajamento para determinar quais páginas são mais adequadas à consulta de pesquisa. Portanto, torne seu site a ‘festa que todos desejam participar’ e melhore seu CTR para impulsionar seu SEO.

Taxas de cliques de pesquisa orgânica

Melhorar sua CTR de pesquisa orgânica tem tudo a ver com uma classificação mais alta. O primeiro resultado em uma página de pesquisa do Google tem uma CTR média de 31,7%, já o segundo resultado tem um CTR médio de 24,7%, e o terceiro tem 18,7%. Apenas 0,78% dos pesquisadores clicam em algo na segunda página. Subindo apenas uma ou duas posições, você pode aumentar significativamente sua taxa de cliques.

Você pode melhorar sua classificação no Google e em outros mecanismos de pesquisa fazendo otimização de mecanismos de pesquisa (SEO). Se você está apenas começando com SEO, criamos um guia para iniciantes para você.

SEO inclui ações como:

  • Escolher palavras-chave para segmentar e adicioná-las às suas páginas da web;
  • Criando novos conteúdos regularmente;
  • Obtendo backlinks de sites de alta qualidade para o seu;
  • Certifique-se de seguir as práticas recomendadas técnicas, como ter um site otimizado para celular;

Algumas palavras-chave têm mais potencial para uma CTR alta do que outras. Por exemplo, pesquisas com mais palavras obtêm mais cliques em média. Digamos que você chegue à posição #3 na SERP. Você pode esperar um CTR de 5,15% nessa posição para uma palavra-chave de uma palavra. Mas para uma palavra-chave de quatro palavras, a CTR média do terceiro resultado é de 10,43%. Se quiser mais dicas de como melhorar o seu CTR com o SEP, então, existem algumas dicas que você pode pegar clicando no link abaixo:

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Como Melhorar o seu CTR

A menos que seja um dos 50% (!) dos cliques acidentais, uma pessoa clica em seu anúncio porque o considera atraente ou interessante. Anúncios de alta CTR conseguem ‘conversar’ com o público-alvo. Por outro lado, se seu anúncio tiver uma CTR baixa, você poderá melhorá-lo trabalhando na cópia, mensagem ou design do anúncio para torná-lo mais atraente para seu público. Dê uma olhada em seus anúncios de melhor desempenho. Que palavras ou frases você usa? Como soa a chamada à ação? O que se destaca no design? Tente replicar as coisas que fazem seus anúncios funcionarem para obter resultados ainda melhores.

As palavras-chave contam – muito

Não é só a copy que tem que ser convincente. Você tem que trabalhar em suas palavras-chave também. E aqui está o truque: seja específico. Agora, um exemplo – suponha que você seja um padeiro visando pessoas que procuram cupcakes para eventos. A palavra-chave ‘cupcake’ é muito ampla, mas se você restringir sua palavra-chave para ‘cupcakes especiais’, alcançará um público-alvo muito mais direcionado.

Se você restringir ainda mais a ‘cupcakes para eventos em São Paulo’, terá resultados ainda mais focados. Ao escolher uma palavra-chave focada, você pode estar sacrificando o número de impressões e cliques, mas provavelmente alcançará uma CTR mais alta. Isso ocorre porque seu anúncio está atraindo tráfego mais qualificado para começar. Resumindo, não enlouqueça com palavras-chave – é muito mais CTR inteligente focar em uma palavra-chave primária forte ou palavra-chave de cauda longa.

Testar é o caminho para o sucesso

Investir em anúncios pagos é importante descobrir o que funciona e o que não funciona, e isso significa que você precisa testar, testar, testar! É muito importante usar testes A/B em seus anúncios para que você possa entender o que precisa fazer para aumentar seu CTR. Pode ser algo aparentemente tão pequeno quanto ajustar a pontuação, usar números em vez de palavras ou a maneira como você expressou sua frase de chamariz.

Ou talvez você precise de uma imagem que seja mais emocionalmente ressonante. Seja o que for, assim que os resultados do teste forem conclusivos, certifique-se de implementar as otimizações necessárias em seus anúncios. Em seguida, inicie o ciclo de publicação e teste novamente. Com um pouco de suor e muita perseverança, você pode otimizar suas campanhas e fazer seu CTR disparar.

Conheça seu público

No marketing, não importa qual tática você deseja usar ou que tipo de anúncio ou campanha deseja executar, há algo que você absolutamente deve fazer primeiro: conhecer seu público. O mesmo é verdade se você quiser melhorar seu CTR.

É aqui que as “personas do comprador” entram na jogada. Criar personas para seu público-alvo típico é uma ótima maneira de entrar em suas cabeças e entender seus pontos problemáticos. Pense em como eles descreveriam o serviço ou produto que estão procurando. Aprenda sua língua e use seu jargão. Ignore as coisas que podem parecer importantes para você, mas simplesmente não são para eles. Isso não é tão fácil quanto parece!

Envolve uma compreensão profunda do seu negócio, processamento e análise de números complexos – mas, o mais importante, significa realmente conversar com seus clientes. Cada interação que você tem com seus clientes é uma chance de descobrir mais sobre eles. Conheça realmente o perfil do seu cliente ideal e certifique-se de aproveitá-lo em todas as oportunidades em suas imagens de anúncio, cópia, títulos e posicionamentos. Isso é fundamental para alcançar bons CTRs.

Use as melhores extensões de anúncio

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Extensões de avaliação e extensão de preço no anúncio

Atualmente, existem cerca de 10 tipos de extensões de anúncio quando você faz uma propaganda paga no Google Ads. Normalmente, nem todos eles são aplicáveis a todas as campanhas que você executará; no entanto, se você não estiver aproveitando todas as diferentes extensões, perderá. O uso de toda a gama de extensões aumenta o tamanho de seus anúncios e os torna mais relevantes, o que você adivinhou, melhora a taxa de cliques. Existem muitos outros tipos de extensões, preço, localidade, telefone, extensões de frase de destaque, extensões de formulário de lead, extensões de aplicativo. Dependendo de seus objetivos de publicidade, tudo isso ajudará a aumentar o número de pessoas que clicam em seus anúncios.

Transforme o CTR em um ótimo CTR

Embora existam métricas mais novas e complexas no marketing digital, a CTR continua sendo uma das formas essenciais e clássicas de medir e otimizar o desempenho de seus anúncios online. Muito do funcionamento de sua estratégia de anúncios dependerá do aumento de suas taxas de cliques. Torne seu negócio saber tudo o que puder sobre sua CTR hoje, para que você possa aprimorá-la e obter resultados ainda melhores de suas campanhas publicitárias.

FAQ Rápido

Por que o meu CTR está tão baixo?

Posicionamentos de anúncios abaixo do ideal no Google ou nas mídias sociais podem afetar a CTR do seu anúncio por vários motivos e também podem ser causados por vários fatores diferentes. Índice de qualidade do anúncio ruim, lance baixo em palavras-chave ou no próprio anúncio ou até mesmo conteúdo do anúncio com pouca relevância para a página de destino

Um CTR de 10% é boa?

Para anúncios de busca, por exemplo, Artes e Entretenimento tem de longe a CTR mais alta em anúncios de busca – 10,67% – enquanto Serviços Corporativos atingem uma média de apenas 4,72% de CTR, de acordo com uma pesquisa feita pelo Smart Insights.

O que é um CTR alta?

Um CTR alta é uma boa indicação de que os usuários consideram seus anúncios e listagens úteis e relevantes. A CTR também contribui para a CTR esperada de sua palavra-chave, que é um componente da classificação do anúncio. Observe que uma boa CTR é relativa ao que você está anunciando e em quais redes.

Ter um CTR baixo é melhor?

Não. Na prática, quanto maior o seu CTR, melhor para o seu negócio. Geralmente, uma taxa de cliques de 3% ou mais é considerada satisfatória dependendo do seu ramo de atividade e da posição do seu anúncio/site nas SERP.

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