Review de Horizon Chase Turbo, o 1° indie nacional vendido em mídia física

Uma grande homenagem ao clássico de corridas da Sega reinventa a formula e consegue ser novo e nostálgico ao mesmo tempo

Quando você Horizon Chase Turbo em algum vídeo ou streamer jogando, você tem aquela sensação de “já vi isso em algum lugar?” Quando pequenos, boa parte de nós, gamers de 30 a 40 anos, passamos boa parte de nossa infância com a cara enfiada em uma televisão de tubo com nossos Nintendo 8-Bits, Super Nintendo, Master System ou Mega Drive ligados jogando os games mais clássicos das produtoras, como Sonic, Winning Eleven, Top Gear ou Out Run, tentando ser o melhor piloto em suas corridas sinuosas e cheias de oponentes para tentar me ultrapassar ou atrapalhar de conseguir o melhor tempo ou cruzar a linha de chegada.

Os anos se passaram e aquela nostalgia ainda estava no nosso peito e é algo difícil de achar algo que dá aquele mesmo sentimento, já que a maior parte dos jogos de corrida atuais são simuladores complexos, que exigem que você entenda como o motor X irá trabalhar junto com a embreagem Y e o aerofólio Z e todo o resto da mecânica do carro. Já foi a época em que para ter um carro melhor, bastava desafiar um rival e vencer para ser contratado pela equipe dele.

Talvez, a ideia da Aquiris Game Studio, um estúdio indie brasileiro, era resgatar essa sensação de simplicidade e eis que surge Horizon Chase Turbo que tem tudo que a nossa nostalgia queria, porém sem deixar de inovar com algumas mecânicas que surgiram com os mais novos jogos de corrida e um visual simples de jogo de celular para não deixar de fora absolutamente nenhum jogador, seja aqueles com PC e celulares potentes ou aqueles com aparelhos mais fracos.

Leia Também:
Conheça o PlayStation VR e seus jogos
Como expandir a memória do seu PlayStation 5
Conheça os melhores jogos do Kinect
Xbox Series S ou Series X. Saiba qual comprar
PlayStation 5 ou Xbox Series? Qual escolher?

FAQ Rápido

Quantos jogadores podem jogar o Horizon Chase Turbo?

Até 4 jogadores. Incrível multijogador em tela dividida em estilo antigo para até 4 jogadores.

-- Publicidade --

Quantos níveis existem no Horizon Chase Turbo?

4 níveis diferentes. Um torneio é um modo de jogo no qual você correrá em 4 níveis diferentes. O número um é o carro com mais pontos. É permitido perder uma corrida e ainda assim ganhar o torneio. Você só precisa ter mais pontos no torneio.

Existe multijogador no Horizon Chase Turbo?

Horizon Chase Turbo tem multijogador e um modo Ghost competitivo online. O multiplayer do jogo é local com até quatro pessoas capazes de competir entre si ao mesmo tempo.

Como você joga o multijogador no Horizon Chase Turbo?

Para habilitar o modo multijogador no Horizon Chase Turbo, seus amigos terão que se conectar seus controladores. Você pode ver os usuários conectados no canto inferior direito da tela. Pode haver quatro jogadores conectados ao mesmo tempo. Assim que os jogadores estiverem conectados, a tela do jogo mudará automaticamente para o modo de tela dividida

O Horizon Chase Turbo é multijogador PS4?

Horizon Chase Turbo tem Multiplayer Split Screen em todos os modos.

Horizon Chase Turbo tem modo offline?

O jogo possui um modo para um jogador e pode ser jogado mesmo sem a conexão com a internet.

-- Publicidade --

Quantos carros o Horizon Chase Turbo tem?

31 veículos em seu jogo base e 109 pistas.

Um Tour Mundial Turbinado

Primeiramente um jogo eletrônico de corrida estilo arcade lançado em 2018 pela desenvolvedora brasileira de games Aquiris Game Studio para PS4, PCs, Xbox One e Nintendo Switch. Trata-se de uma versão melhorada de Horizon Chase – World Tour, lançado em 2015 pela mesma desenvolvedora, que foi convidada pela Sony para portá-lo para seu console.

Por conta disso, ele se tornou o primeiro game brasileiro comercializado em disco pela gigante dos games japonesa. Esta versão “turbinada” de Horizon Chase – World Tour inclui gráficos aprimorados, mais carros e pistas, e apresenta novos recursos como os modos co-op locais e on-line. Também foi lançado para o Xbox One e Nintendo Switch em 28 de novembro de 2018.

Em 23/07/2019, o jogo brasileiro Horizon Chase Turbo ganhou sua primeira DLC chamada de Summer Vibes. A expansão adicionou 12 novas pistas ao game e um carro com o tema de verão, lembrando muito o jogo da Sega Out Run. Os trajetos entraram no modo “Volta do Mundo”, mas é jogado separadamente, em uma jornada que atravessa as praias dos Estados Unidos. Já o veículo novo é um carro conversível com skins que fazem referência a outras mídias da cultura pop, como Thelma & Louise e Curtindo a Vida Adoidado.

Gráficos em estilo retrô mas aprimorados, conteúdo para um jogador ou para mais jogadores em tela dividida (como na época dos consoles de 8 e 16 bits), mas também com conteúdo multiplayer online, e uma missão simples: Chegue em primeiro colocado antes do tempo acabar (no caso, a gasolina). Você não precisa de muito mais do que isso para se divertir e o jogo também não faz questão de enfeitar-se demais. Ele tá dá o que você precisa para se divertir com um bom jogo de corrida ao estilo arcade. Seja você um jogador antigo ou novo.

-- Publicidade --

Já em 20 de outubro, o jogo ganhou a expansão “Senna Sempre“, que presta uma merecida homenagem ao tricampeão mundial de Fórmula 1, Ayrton Senna da Silva, e levava os jogadores pela primeira vez para dentro do cockpit do carro em uma jogatina em 1° pessoa. A expansão conta com diversos bônus que contam sua história, além de várias de suas frases famosas aparecendo de surpresa durante os trajetos. Detalhes no design dos diversos capacetes e carros replicam os originais usados por Senna em campeonatos, fazendo de “Senna Sempre” uma emocionante visita ao passado – especialmente para aqueles que o assistiam em domingos inesquecíveis. 

A expansão foi amplamente elogiada pela família do corredor, como foi dito por Bianca Senna, CEO de Senna Brands e sobrinha de Ayrton Senna:

Essa homenagem ao Ayrton (Senna)  ficou realmente incrível, e gostaria de agradecer a toda equipe da AQUIRIS, uma empresa brasileira que tem destaque internacional no mundo dos games. Fazer uma parceria com uma marca de qualidade e que vem do Brasil tem um valor muito importante para a Senna Brands.

Tenho certeza de que os fãs do Ayrton vão adorar essa expansão do Horizon Chase, um jogo democrático justamente por ser voltado para diversos públicos e por ser multiplataformas. E é ótimo poder contar a trajetória do Ayrton nas pistas de uma forma diferente, atingindo uma nova geração de fãs.”

A expansão conta com diversos bônus que contam a história do campeão, além de várias de suas frases famosas aparecendo de surpresa durante os trajetos. Detalhes no design dos diversos capacetes e carros replicam os originais usados por Senna em campeonatos, fazendo de “Senna Sempre” uma emocionante visita ao passado – especialmente para aqueles que o assistiam em domingos inesquecíveis. 

-- Publicidade --

Requisitos Mínimos e Recomendados

Horizon Chase Turbo não é um jogo pesado e vai rodar na grande maioria dos PCs de gama média e certamente vai ter um desempenho lindo naqueles de alta performance, além de ser muito leve. E um desempenho lindo é o que esse jogo merece, pois os cenários coloridos e ação rápida é que o game precisa para ser verdadeiramente apreciado.

Requisitos mínimos no PC

Sistema OperacionalWindows 7 ou superior
ProcessadorIntel Core 2 Duo 2.0 GHz ou melhor
Memória2 GB de RAM
Placa de vídeoIntel HD Graphics 4000 ou melhor
DirectXVersão 9.0c
Armazenamento500 MB de espaço disponível

Requisitos recomendados no PC

Sistema OperacionalWindows 7 ou melhor
ProcessadorIntel Core i5 2.5 GHz ou melhor
Memória4 GB de RAM
Placa de vídeoGeForce 8000 Series ou melhor
DirectXVersão 9.0c
Requer Internet?Conexão de internet banda larga
Armazenamento800 MB de espaço disponível

A volta ao mundo com amigos em Horizon Chase Turbo

O jogo tem como modo principal, a Volta ao Mundo, que te levara em corridas ao redor do globo em vários mapas super coloridos e cheios de vida enquanto você luta contra a velocidade para alcançar o famigerado primeiro lugar. Em cada novo país você pilotara seu possante por novas paisagens inspiradíssimas que dão muito gosto de se ver. Nesta jornada em desabalada carreira, o jogo permite que até quatro jogadores simultâneos se conectem em tela dividida para ajudar ainda mais com aquela nostalgia de reunir todo mundo no sofá pra jogar aquela corrida.

Não há muita firula ou enrolação aqui. O jogo lhe pergunta se você quer jogar sozinho ou no multiplayer, você escolhe a sua pista inicial e dai vai para a seleção de carros. Tem dois carros liberados logo no começo, que mostram estatísticas simples como aceleração, nitro, controle e pode mudar a cor deles e é só isso. Sem motores complexos ou seleção de milhares de tipos de pneus com marcas patrocinando eles. Quando você vence um número de corridas você abre uma pista que, ao vencer, você ganha uma melhoria para todos os seus carros. TODOS!

Você não vai ter que ficar escolhendo se você vai colocar em um carro que depois você vai largar, e ai pensar que perdeu a peça e que terá que tirar para colocar em outro, mas ai vai ter que substituir o não sei o que e blá blá blá. Aqui o negócio é simplificado. Simplificado até demais, o que vai espantar certamente os jogadores mais fãs de games de simulação. Se é o seu caso, Horizon não é para você. É para quem quer correr e pronto. Acelerar sem nem ter que pisar no freio para fazer as curvas.

Horizon chase turbo
Horizon Chase Turbo

Enquanto a corrida acontece, você passa por curvas acentuadas, estradas de terra ou asfalto, tem obstáculos na pista, outros carros que podem te atrasar se você bater neles, pode capotar na pista e isso vai te fazer perder algumas posições, mas não há nada que te deixa incapaz de voltar as primeiras posições. É só voltar a acelerar e você eventualmente estará em primeiro lugar novamente. Durante a corrida, o seu piloto fala umas gracinhas que aparecem na forma de balões de diálogos do tipo “mal aí” ou “me deixa passar”, bem ao estilo Top Gear.

-- Publicidade --

Quando a corrida acaba, você ganha pontos pela sua colocação, pelas moedas coletadas no caminho e pelo restante de gasolina no seu carro. Um placar mostra o seu tempo, mostra o tempo dos seus amigos e um placar mundial. Refazer a mesma corrida para melhorar o seu tempo pode mostrar um corredor fantasma, para que você dispute um “pega” contra você mesmo, algo que fica cada vez mais fácil a medida que você coleta novos carros e upgrades.

Os Torneios e Modos de jogo: Do amador ao Expert

Simplicidade é a palavra de ordem aqui. Nos Torneios, os jogadores correm quatro corridas seguidas, somando pontos conforme a colocação. É o nosso “melhor de três”, ideal para ver quem se sai melhor após uma sessão de 10 a 15 minutos. Há três categorias de dificuldade: Amador, Profissional e Expert. Tirar ouro em todos os torneios abre a próxima dificuldade, e também destrava um carro especial. Vencer nesses modos libera conquistas, libera pistas para upgrades, libera carros e tudo o que você puder imaginar. É só correr!

Existe também o modo de Resistência, que é aberta após completar a Volta ao Mundo ou todos os Torneios Expert, apresenta três desafios mais longos, que podem durar de 30 minutos até uma madrugada inteira! O primeiro nível sorteia 12 corridas do jogo inteiro, e o jogador deve ir correndo e instalando aprimoramentos entre corridas. O segundo nível tem 36 pistas (uma de cada cidade), e a última Resistência tem todas as 109 pistas do jogo em ordem aleatória. Um detalhe: os jogadores não podem chegar em menos do que quinto lugar, senão estão fora da competição.

E no quesito de carros: Tem veículos, MUITOS veículos!

O jogo possui um arsenal de carros incrível, com vários carros potentes, verdadeiras maquinas de velocidade, mas também possui carros com o ímpeto de nos divertir, como o Carro da Firma que é na verdade um Fiat Uno com uma escada em cima (O carro mais rápido já criado) ou a Wanderlea que é um Kombi colorida. Todos os veículos do jogo são muito bem feito e dão uma reação de serem realmente palpáveis no contexto que foram inseridos. Eles são simples e em um estilo “cartunesco”, bem longe do realismo dos simuladores de F1.

-- Publicidade --
Review de horizon chase turbo, o 1° indie nacional vendido em mídia física | e84f3e78 horizon2 | married games análises, dicas/guias | android, aquiris game studio, arcade, ayrton senna, horizon chase turbo, ios, mobile, multiplayer, nintendo, nintendo switch, pc, playstation, playstation 4, singleplayer, xbox, xbox one | horizon chase turbo
É por isso que o técnico não vai consertar a sua internet. Ele está correndo em vez de atender o chamado

Aqui o que vale é o lúdico e a diversão. Você pode estar correndo com um super carro esportivo e sendo ultrapassado por um modelo popular colorido de um lado e um daqueles carros ao estilo Ford-T do outro. Nada aqui é para ser realista ou sério. Bater não fará seu carro ficar amassado ou explodir e nem te fará ter que consertar ele em uma mecânica. Espere o carro virar e volte a correr. Só isso.

Ao iniciar o jogo, você terá um menu limpo que consiste em várias opções; Torneio mundial, torneio e muito mais. O World Tour mostra você participando de uma série de corridas que abrangem vários locais com temas globais. Aqui, você trabalhará para obter pontos atribuídos a vários fatores diferentes; posição, medalhas coletadas e assim por diante. Quanto melhor for sua classificação e aquisição, mais pontos você receberá. Quanto mais pontos você obtiver, mais veículos e locais você desbloqueará.

Cada um desses locais também oferece uma corrida especial que permitirá que você desbloqueie uma atualização para todos os seus motores, o que adiciona um toque agradável. Além disso, você é livre para escolher qual atualização deseja aplicar. Os torneios são autoexplicativos. Depois de desbloquear este modo, você pode participar de uma série de torneios que são divididos em grupos de corridas. Aqui, quanto melhor for a sua posição final, mais pontos obterá e mais alto será o painel de pontuação. Se você for habilidoso o suficiente, uma taça de ouro será distribuída para o primeiro escalão.

Corra como nos velhos tempos com Horizon Chase Turbo

Acelerando fundo

O Horizon Chase Turbo não economiza na seleção de pistas. Cada pista é uma maravilha de se ver por si só. O que particularmente me surpreendeu foi o quão bem o jogo traz aquele design clássico para a era moderna, tornando-o um jogo que não apenas se encaixa bem nos padrões de hoje, mas parece diferente de qualquer outro disponível no console. Os ambientes, os veículos e os efeitos de corrida apresentam uma mistura de detalhes nítidos e elegantes, com um acabamento poligonal que injeta coletivamente caráter e personalidade em sua totalidade.

-- Publicidade --

As estradas que você percorre penetram em vilas, cidades e regiões rurais estilizadas. Se você estiver cortando São Francisco, pode esperar ver colinas e a Bay Bridge à distância, mas não espere dirigir pela Market Street ou passar pelo Moscone Center. Embora Horizon Chase Turbo seja um jogo para PC, seu DNA está nos jogos para dispositivos móveis. Como resultado, você deve esperar uma experiência de corrida mais simples. Mais simples, entretanto, não significa ruim. Se você joga jogos pick-up-and-play como Lotus Espirit Turbo Challenge ou Top Gear regularmente, Horizon Chase Turbo é perfeito para a sua biblioteca. Você não precisa ficar obcecado por engrenagens, chassis e pneus.

Durante as suas corridas, você verá tanques de combustível e fichas azuis espalhados pelo caminho de jogo. Você deve pegá-los (passando por cima deles), pois os tokens aumentam sua pontuação e o combustível aumenta seu suprimento de gasolina. Ambos são itens importantes, mas você não terminará uma corrida sem pegar combustível.

Isso mesmo, seu carro pode ficar sem gasolina. Isso é algo que pertence a um simulador de corrida, não a um jogo de corrida arcade. Claro, é um pouco de desafio extra que faz você ter que virar o carro algumas vezes para pegar a gasolina em vez de ficar correndo em linha reta.

Você também encontrará ícones nitro nas pistas, que permitem que você aperte o turbo para se afastar (ou alcançar) os adversários. Felizmente, o uso do turbo não afeta a taxa de consumo de gasolina. Na verdade, se você queimar todo o combustível, mas ainda tiver turbo disponível, pode usar o impulso para se mover novamente e possivelmente pegar tanques de gasolina (ou terminar a corrida se estiver perto da linha).

Além da campanha para um jogador, o Horizon Chase Turbo tem um modo multijogador local para quatro jogadores. O jogo também suporta gamepads e teclados, mas em uma reviravolta legal, duas pessoas podem usar o teclado ao mesmo tempo (uma no WASD e outra nas setas). Você também pode desafiar seus amigos no Modo Fantasma online (no qual um carro-fantasma de suas corridas anteriores competem).

-- Publicidade --

Procurando problemas debaixo do capô

Horizon Chase Turbo não é um título exigente. O desenvolvedor Aquiris Game Studio afirma na página do Steam do jogo que seu PC para jogos precisa conter pelo menos uma CPU Intel Core 2 Duo de 2 GHz, uma GPU Intel HD Graphics 4000, 2 GB de RAM, 500 MB de armazenamento e o sistema operacional Windows 7. Horizon Chase Turbo também oferece suporte a Linux, MacOS e SteamOS .

A resolução de pixels pode ser ajustada entre 640 por 480 e 4K, e você pode ativar muitos recursos gráficos, incluindo 8X Anti-Aliasing e Vsync. Joguei na resolução 1080p, com as configurações visuais aumentadas, e vi o jogo rodar a 60 quadros por segundo.

Observe que quando o Horizon Chase Turbo foi lançado, ele teve um grande problema que fez com que alguns jogadores não conseguissem avançar além da tela inicial. Eu era um deles. Para resolver o problema, tive que excluir meu arquivo salvo para que o patch de reparo pudesse ser aplicado. O problema parece ter sido corrigido, pois não o encontrei desde então.

Outro problema fica por conta da IA parece estar desequilibrada. Os competidores serão muito fáceis ou muito difíceis, mas sempre parecem estar no seu limite se você cometer um errinho. Isso me leva à sua dificuldade. Horizon Chase Turbo abriga uma curva de dificuldade razoavelmente aceitável para começar, o que é bom porque dá a você tempo para se ajustar ao jogo. No entanto, em pouco tempo, há um pico acentuado que alimenta o problema acima, tornando a seleção de corridas muito acertada e falha.

Fora isso, há muito pouco do que reclamar. O Horizon Chase Turbo é um ótimo jogo de corrida que, espero, chame a atenção. Certamente merece. Vou creditar o jogo por sua acessibilidade também, sendo fácil de pegar e jogar desde o início e vem com uma curva de aprendizado fluida devido ao quão simplista é por design. Existem algumas diferenças variáveis dependendo do modo que você escolher para mergulhar.

-- Publicidade --
Correndo na fórmula 1
Correndo na Fórmula 1

As músicas que batem no coração

Horizon tem uma trilha sonora feita com tanto carinho e dedicação que te transporta para aquele momento de infância onde você estava sentado no chão jogando aquele cartucho (que você soprou umas quarenta vezes pra pegar) durante horas e horas a fio sem mais preocupações. O jogo tem o poder de fazer relembrar épocas mais brandas da vida e isso é um mérito incrível. Cada trilha sonora que está ligada a pistas realmente remetem a aqueles tempos dos arcades. É seguro dizer que a base aqui é imediatamente cativante e quase completamente impressionante.

Com a trilha composta por Barry Leitch, compositor de jogos como Lottus Turbo Challenge, Top Gear (SNES) e Rush o jogo consegue te deixar extasiado, pois as musicas combinam diretamente com tudo que você está vendo na tela e fazendo as corridas mais emocionantes e gratificantes quando você ultrapassa o 1º colocado na ultima curva e a musica parece comemorar esta peripécia.

Entre os compositores, também há uma figura conhecida aqui do público da Married Games. o compositor Paulo Bohrer, que trabalhou na trilha sonora de jogos como Kaze and the Wild Maks (que você pode ler o nosso review aqui), Horizon Chase Turbo e Sunset Override. Se quiser ler uma entrevista completa com ele sobre a produção musical para jogos, é só clicar aqui.

Afinal é bom ou não é?

Ser transportado no tempo, correr corridas incríveis, ouvir músicas da infância, e ver uma reimaginação do jogo de corrida que jogava muito quando pequeno. Horizon Chase Turbo chega com a nostalgia, mas fica por ser muito bem feito. Todo o mérito da equipe da Aquiris estúdios está em seu level design muito bem elaborado, em colocar todo esse mundo de corrida de uma forma muito divertida de interagir. Claro, isso é bom para quem é daquela época e, os jogadores mais novos ou os fãs de simulação podem não se empolgar com a simplicidade exagerada de Horizon.

Ele é muito direto ao ponto e, eu me apaixonei por esse jogo de uma forma que eu não estava esperando e sempre que tenho um tempo livre, sento no meu sofá e volto a correr com meus amigos para ver quem alcança o primeiro lugar no Podium. Obrigado Horizon Chase Turbo pela experiência e meus parabéns pela excelência.

-- Publicidade --

Onde Comprar?

SteamR$ 49,99
XboxR$ 69,95
PlayStationR$ 69,90
EpicR$ 47,99
Nintendo SwitchR$ 69,99
NuuvemR$ 49,99
AndroidGrátis (compras no app)
iOSGrátis (compras no app)
Horizon chase turbo
Horizon Chase Turbo

Horizon Chase Turbo

Horizon Chase Turbo

Gráficos
Música
Diversão
Jogabilidade

Ficha técnica

Desenvolvedor: Aquiris Game Studio
Distribuidor: Aquiris Game Studio
Plataformas: PlayStation 4 e 5, Microsoft Windows, Linux, Nintendo Switch, Mac OS Classic, Xbox One, Xbox Series S/X

Prós:
Jogo ao estilo arcade como nos velhos tempos;
Jogabilidade fácil e simplificada;
Músicas atmosféricas que batem fundo na nostalgia;

Contras:
Simplificado demais para os fãs de simuladores;
Gráficos de jogo de celular ou até mais simples do que isso;

4.6

Agora, deixe aí nos comentários se você gostou da nossa analise. Você é um jogador de jogos de corrida da velha guarda? Gosta de Horizon? Quer algo mais complexo? Fale conosco e aproveite para ler mais analises, clicando aqui no nosso site.

-- Publicidade --
Avatar of paulo fabris

Paulo Fabris é um jornalista, escritor, RPGista, gamer, cosplayer, nerd e fã de animes desde a época da TV Manchete.