Pesquisar
Close this search box.

AMD Ryzen 7 5800X3D: Mais Desempenho e Menos Temperatura

Saiba mais sobre o AMD Ryzen 7 5800X3D, um processador que desbancou o processador mais rápido no mercado

A batalha pela supremacia dos processadores para jogos entre a Intel e a AMD nunca foi tão intensa como agora, mas a AMD tem uma nova carta na manga: o AMD Ryzen 7 5800X3D (veja o site oficial).

O chip usa a nova SRAM e uma nova tecnologia, chamada 3D V-Cache, para habilitar um total de 96 MB de cache L3 que desbloqueia um tremendo desempenho de jogos, desbancando o processador Core i9-12900KS da Intel como o mais rápido processador para jogos – mas a um preço mais alto se você quer montar um setup gamer.

A AMD conseguiu essa façanha com um processador de oito núcleos e 16 threads baseado no mesmo processo de 7 nm e arquitetura Zen 3 dos chips Ryzen 5000 originais que foram lançados em 2020.

Ele usa uma tecnologia de ligação híbrida inovadora para fundir uma fatia extra de cache no topo dos núcleos de processamento, uma novidade para PCs de mesa ou para processadores de notebooks.

Vamos falar um pouco sobre esse chip apresentado na BGS 2022 e, se você ficar com alguma dúvida, é só deixar aí nos comentários.

AMD Ryzen 7 5800X3D

O Ryzen 7 5800X3D representa o último suspiro da empresa para suas plataformas Socket AM4 de longa duração, que guiaram os chips Ryzen desde a infância com o Ryzen 7 1800X em 2017 para sua posição dominante no topo de nossa hierarquia de jogos de referência de CPU no ano passado com o Ryzen 9 5900X.

Nº de núcleos de CPU8
Nº de threads16
Clock de Max BoostAté 4.5GHz
Clock básico3.4GHz
Cachê L1 total512KB
Cachê L2 total4MB
Cachê L3 total96MB
TDP / TDP Padrão105W
CPU CoresTSMC 7nm FinFET
CPU SocketAM4
Versão do PCI ExpressPCIe 4.0
Tipo de memóriaDDR4
Canais de memória2

Os processadores da AMD mantiveram a liderança em todas as métricas até que a Intel lançou sua linha Alder Lake no ano passado, com o Core i9-12900K da Intel chegando como a CPU para jogos mais rápida que já testamos. No entanto, com a AMD pronta para lançar o 5800X3D, a Intel tentou consolidar-se no topo das paradas de desempenho de jogos com seu novo Core i9-12900KS de edição especial.

CURTIU? QUER MAIS CONTEÚDOS COMO ESSE? DEIXE SEU NOME E EMAIL E RECEBA MAIS MATÉRIAS COMO ESSA

Isso chegou ao mercado uma semana antes do 5800X3D com velocidades de aumento de até 5,5 GHz, um recorde para PCs, e por pouco mais de uma semana, foi o processador de PC de mesa mais rápido em todas as categorias. Ou seja, é uma excelente escolha para quem está montando um PC gamer.

A vantagem de curta duração da Intel em jogos veio com o custo de energia extra: o Core i9-12900KS tem uma potência básica do processador de 150 W (PBP), um recorde para um processador de desktop convencional, em contraste com o Ryzen 7 5800X3D tem uma classificação TDP de 105W e um máximo de 130W, mostrando que é um processador que esquenta menor e não exigirá complementos caros, como um cooler robusto ou water cooler, placa-mãe e fonte de alimentação, como o Core i9-12900KS.

O cache L3 de 96 MB do Ryzen 7 5800X3D é simples para o sistema operacional, o que significa que não precisa de configurações especiais do Windows ou software, mas não beneficia todos os jogos, mas garantirá uma melhoria em praticamente todos os jogos mais modernos.

Especificações do AMD Ryzen 7 5800X3D

O Ryzen 7 5800X3D é o primeiro processador de desktop a apresentar 3D V-Cache, mas a empresa também usa a tecnologia para seus processadores Milan-X.

O 3D V-Cache aproveita uma nova técnica que usa ligação híbrida para fundir um cache SRAM adicional de 64 MB de 7 nm verticalmente sobre o chiplet de computação Ryzen, triplicando assim a quantidade de cache L3 por matriz Ryzen.

O Ryzen 7 5800X3D vem com os mesmos oito núcleos Zen 3 e 16 threads do Ryzen 7 5800X padrão, mas tem uma base inferior de 3,4 GHz e uma frequência de aumento de 4,5 GHz em seu pacote de 105 W.

A AMD cortou 400 MHz do clock base e 200 MHz da frequência de aumento, mas você obtém 64 MB adicionais de cache L3 em troca, para um total de 96 MB de L3.

Amd ryzen 7 5800x3d
AMD Ryzen 7 5800X3D

A grande atração do 5800X3D é a reivindicação da AMD de um ganho médio de 15% no desempenho de jogos em relação ao chip de jogos mais rápido da AMD, o Ryzen 9 5900X. O 3D V-Cache não aumenta o desempenho em outros tipos de trabalho além dos jogos, portanto, em comparação com o 5900X, você sacrificará quatro núcleos e oito threads em troca do cache extra, perdendo desempenho em alguns aplicativos de produtividade. Isso significa que o Ryzen 9 5900X seria a melhor opção para o trabalho focado na produtividade, mas você também deve procurar alternativas Alder Lake se estiver procurando um perfil de desempenho mais equilibrado.

Onde comprar?

Se você quer atualizar o seu sistema para um Ryzen 7 5800X3D então esta é uma boa oportunidade, com a aproximação da Black Friday, alguns varejistas começam a oferecer descontos interessantes em muitos de seus produtos. Veja algumas opções de compra e aproveite agora mesmo.

Lojas AmericanasComprar Agora
KaBuM!Comprar Agora
PichauComprar Agora

Overclock

O 5800X3D oferece suporte total ao overclock da memória e do Infinity Fabric, mas você não pode fazer overclock dos núcleos da CPU ou usar o Precision Boost Overdrive de overclock automático recurso. A AMD diz que esta é a primeira iteração da tecnologia, e é possível que o overclocking possa ser ativado em potenciais futuros processadores 3D V-Cache. No entanto, a empresa não se comprometeu oficialmente a lançar outros modelos no futuro.

A AMD diz que o overclock não é possível porque o chiplet de cache e o CCD compartilham o mesmo plano de energia e o limite de voltagem efetivo para o chiplet SRAM pesa 1,35V. Como a tensão do núcleo não pode ser alterada separadamente, isso evita o overclock das frequências do núcleo da CPU.

Infelizmente, isso também dificulta as frequências de pico do chip durante a operação normal, portanto, a tecnologia 3D V-Cache contribui para as velocidades de clock mais baixas do 5800X3D. Para uma perspectiva, o Ryzen 7 5800X tem um limite de 1,5 V, para atingir velocidades de clock mais altas.

A AMD não habilitou o overclock das frequências principais do 5800X3D, provavelmente pelos motivos descritos em nossos testes de limitação térmica, mas você pode ajustar a memória e o Infinity Fabric. Dado o desempenho excepcionalmente alto do 5800X3D em jogos com configurações padrão, pode ser fácil para alguns perdoar essa limitação. Ainda é uma chatice, mas não um problema. Além disso, esteja ciente de que o overclock de memória para o 5800X3D é limitado ou não tem utilidade – os ganhos não são significativos o suficiente para justificar a despesa.

Assim como todos os outros chips Ryzen 5000 de 105 W, o Ryzen 7 5800X3D não vem com cooler. O chip tem a mesma espessura (altura Z) de todos os outros modelos Ryzen 5000, portanto é compatível com o amplo ecossistema de coolers padrão para o soquete AM4.

O 5800X3D será incluído nas placas-mãe existentes das séries 400 e 500 (soquete AM4), e as próximas atualizações do BIOS da AMD também permitirão suporte em plataformas mais antigas da série 300. Você precisará de um BIOS com AGESA 1.2.0.6b (ou mais recente) para o Ryzen 7 5800X3D.

A AMD diz que o suporte ao Ryzen 5000 varia de acordo com o fornecedor, assim como o cronograma para novas revisões do BIOS. No entanto, todos eles devem estar disponíveis agora. Notavelmente, essas revisões do BIOS também incluirão a correção para os problemas de lag do fTPM da AMD. O 5800X3D também não suporta as opções de conectividade de ponta, como DDR5 e PCIe 5.0, que você encontrará com Alder Lake, mas suporta até DDR4-3200 e PCIe 4.0. A AMD não será capaz de igualar a tecnologia de conectividade da Intel até que suas CPUs Ryzen 7000 ‘Raphael’ Zen 4 de 5 nm cheguem ainda este ano.

A Tecnologia 3D V-Cache

A ideia por trás do 3D V-Cache é relativamente simples, mas a execução é complexa. A ideia básica por trás de qualquer cache on-chip é manter os dados acessados com frequência o mais próximo possível dos núcleos de execução, eliminando assim tempos de alta latência para a memória principal.

Ryzen 7 5800x3d
Ryzen 7 5800X3D

Como resultado, os núcleos não precisam esperar pelos dados, ficando mais ocupados e aumentando o desempenho.

O cache L3 é mais lento que outros caches (como L1 e L2), mas sua maior capacidade significa que ele pode armazenar mais dados, melhorando a taxa de acerto (o número de vezes que dados úteis são mantidos no cache).

Há uma razão pela qual a AMD o chama de “Cache de jogo” — o cache L3 é muito importante para o desempenho e os jogos, em particular, podem sofrer com alta latência L3 ou capacidade de cache/taxas de acerto reduzidas.

A AMD empilha um chiplet SRAM adicional, conectado via TSVs ao die inferior, diretamente no centro do die computacional (CCD) para isolá-lo dos núcleos geradores de calor nas laterais do chiplet. No entanto, a AMD precisa usar um calço de silício no topo dos núcleos para criar uma superfície uniforme para o dissipador de calor que fica no topo do chiplet evitando o superaquecimento da CPU.

Ao contrário da crença popular, este é um calço único que envolve o chiplet em três lados. O silício é um excelente condutor térmico, mas o calço e a matriz SRAM extra inevitavelmente reduzirão a dissipação térmica da matriz inferior, resultando em menos espaço térmico. A memória extra também consome mais energia.

A tecnologia de empilhamento de chips 3D da AMD é baseada na tecnologia SoIC da TSMC. O SoIC da TSMC é uma tecnologia de empilhamento de chips sem solavancos, o que significa que não usa micro colisões ou solda para conectar os dois moldes.

Em vez disso, as duas matrizes são fresadas para obter uma superfície tão perfeitamente plana que os canais TSV podem se encaixar sem qualquer tipo de material de ligação, reduzindo a distância entre o cache e o núcleo em 1.000 vezes. Isso reduz o calor e o consumo de energia enquanto aumenta a largura de banda. A AMD diz que a técnica usa fabricação semelhante a uma fábrica de silício com back-end como TSVs, o que significa que o fluxo de produção é semelhante ao de um processador comum.

Desempenho

No geral, o Ryzen 7 5800X3D é um ótimo processador para jogos de alto desempenho, mas suas características de desempenho são bipolares quando se trata de softwares para PC desktop padrão: o Core i9-12900K é 29% mais rápido em trabalho de thread único e 62% mais rápido em threaded aplicativos, e o 12900KS é ainda mais rápido. Além disso, o Ryzen 7 5800X é 7% mais rápido em trabalhos de thread único, mas apenas 1% mais rápido em aplicativos multithread.

Se você está procurando um processador mais equilibrado que funcione bem em jogos e aplicativos, o Core i7-12700K é a melhor escolha. O Core i7-12700K é 28,8% mais rápido em trabalho single-threaded e 40% mais rápido em trabalho multi-threaded do que o 5800X3D, mostrando que é o melhor polivalente nesta faixa de preço. Para os fãs da AMD, o Ryzen 9 5900X também é um multifuncional competente, mas o 12700K continua sendo um valor melhor.

O 5800X3D se encaixa nas placas-mãe soquete AM4 existentes desde a série 300 que estreou em 2017, portanto, será uma ótima atualização de alto desempenho para proprietários de Ryzen, desde que tenham uma placa-mãe decente com fornecimento de energia sólido e os componentes de suporte corretos.

Esse caminho de atualização é ainda mais importante devido à recente escassez e aumento de preços que vimos, mas provavelmente será a última atualização para plataformas de soquete AM4. Esteja ciente de que o AM4 está saindo para abrir espaço para os chips Ryzen 7000 ‘Raphael’ Zen 4 de 5 nm no soquete AM5. Você deve atualizar ou esperar pelo Zen 4? Infelizmente, ainda não podemos responder a essa pergunta.

O Ryzen 7 5800X3D tem um consumo de energia muito menor do que o Core i9-12900KS e 12900K, tornando-o um processador muito mais frio que não requer configurações tão caras, como um cooler robusto, placa-mãe e fonte de alimentação. Isso significa que o 5800X3D oferece desempenho de jogo de alto nível junto com um sistema mais frio, silencioso e mais barato do que você terá com um Core i9.

Se você está disposto a aceitar o desempenho inferior, mas ainda competente, em softwares de PC de mesa e também faz sua lição de casa para garantir que o Ryzen 7 5800X3D acelere os tipos de jogos que você joga com frequência, é difícil dar errado com este processador – especialmente para quem gosta de estar sempre com o hardware de última geração.

FAQ Rápido

O AMD Ryzen 7 5800X3D é um bom processador para jogos?

O AMD Ryzen 7 5800X3D é um ótimo processador para jogos de alto desempenho, mas suas características de desempenho são bipolares quando se trata de softwares para PC desktop padrão

O 5800X3D vale mais a pena do que o 5800X?

Em todos os aspectos, o 5800X3D é simplesmente a melhor CPU para este jogo. Em 1080p é 21% mais rápido, em 1440p é 24% mais rápido e em 4K é 9% mais rápido que o 5800X.

Ryzen 7 é bom para jogos?

O Ryzen 7 5800X3D é o chip de jogos AMD mais rápido que você pode comprar, mas os novos chips Raptor Lake de 13ª geração da Intel são um pouco mais rápidos.

AMD Ryzen 7 é um bom gráfico?

Se você está disposto a aceitar uma fidelidade mais baixa e uma seleção limitada de títulos, o Ryzen 7 5700G da AMD traz 1080p imbatíveis e excelentes jogos de 1280×720 para iGPUs. No entanto, seu irmão mais barato, o Ryzen 5 5600G, tem um valor melhor.

Fale conosco nos comentários e diga se curtiu essa novidade e aproveite para ler mais notícias, sobre como os melhores monitores gamers, no nosso site.

TEAMGROUP na Computex 2024 apresenta novos produtos com o lema: "Elevate Gaming . Empower AI"
Saiba se vale a pena jogar Fabledom
Quer dar vida aos seus modelos 3D com texturas impressionantes? Continue lendo para aprender tudo sobre o processo de mapeamento UV do Blender!
Saiba mais sobre a espetacular memória RAM DELTA TUF RGB DDR5
Quer saber se vale a pena jogar a última obra de Akira Toryama? Então veja nossa analise de Sand Land
Conheça o robusto HD portátil SSD T-FORCE M200