Pesquisar
Close this search box.

TV OLED LG 10 Anos: Você Sabe O que é e como funciona?

Fomos a festa de aniversário da TV OLED LG 10 Anos e vamos falar tudo sobre essa tecnologia

A Married Games foi convidado para a festa de aniversário de 10 anos do lançamento da primeira TV OLED da LG (site oficial) e nós ficamos muito felizes em ver como essa tecnologia evoluiu e onde a empresa pretende chegar com a sua linha de TVs e Monitores, cada vez mais tecnológicos, sustentáveis e bonitos. Contudo, embora a TV OLED LG estejam em mais de 130 países, nem todo mundo sabe exatamente o que é o OLED.

OLED significa um diodo orgânico emissor de luz e é uma das tecnologias mais recentes disponíveis para TVs e outros monitores digitais. OLED é o que os profissionais de tecnologia chamam de tecnologia “emissiva” porque usa milhões de pixels que emitem sua própria luz em vez de depender de uma luz de fundo separada.

Muitos acreditam que esses são os melhores painéis de exibição do mercado hoje, mas, como acontece com qualquer nova tecnologia, você sempre pode aprimorá-la. Leia mais sobre OLED e se você deve considerar essa tecnologia para sua próxima televisão e, se ficar com dúvidas, é só deixar nos comentários.

O que é OLED e como funciona?

Como dissemos antes, o OLED é um diodo orgânico emissor de luz. A tecnologia OLED permite telas mais finas, leves e flexíveis do que a tecnologia tradicional de diodo emissor de luz (LED), bem como melhor qualidade de imagem em aspectos importantes.

Com um display OLED, a luz é produzida com moléculas orgânicas, eliminando a necessidade de uma luz de fundo separada, o que garante uma cor preta mais profunda e escura. As telas OLED são feitas com filmes orgânicos finos entre dois condutores. Isso permite que a tela emita uma luz brilhante de milhões de subpixels quando uma corrente elétrica é ligada.

Segundo a LG, a tecnologia OLED remonta à década de 1980. A primeira TV OLED foi lançada pela Sony em 2004, com outros grandes fabricantes seguindo o exemplo, incluindo modelos da LG, que atualmente lidera o mercado de TVs OLED.

Como as TVs OLED como as fabricadas pela LG usam pixels controlados individualmente, “isso oferece uma melhor taxa de contraste e um ângulo de visão mais amplo”, diz Syed Alam, líder global de alta tecnologia da Accenture. Em particular, o OLED fornece o que é conhecido como “preto perfeito”, o que significa que as cenas escuras em um filme ou programa de TV são realmente pretas. Isso geralmente faz com que a imagem pareça melhor no geral.

A diferença entre OLEDs e LCDs é que [com TVs LCD] as luzes de fundo estão sempre acesas, enquanto os pixels OLED emitem sua própria luz e só acendem quando necessário”, diz Barry Young, CEO da OLED Association. “Como a luz é difícil de bloquear perfeitamente, alguns sempre escaparão do significado com LCDs, nunca pode haver uma imagem em preto puro.”

CURTIU? QUER MAIS CONTEÚDOS COMO ESSE? DEIXE SEU NOME E EMAIL E RECEBA MAIS MATÉRIAS COMO ESSA

Em comparação com outras tecnologias de tela, o OLED também costuma ter taxas de atualização mais rápidas, o que é melhor para cenas de ação em movimento rápido; ângulos de visão mais amplos, o que é melhor para visualização em grupo; reprodução de cores mais precisa; e menor consumo de energia.

O que o OLED pode fazer pela sua TV?

O OLED, que é usado em uma variedade de eletrônicos de consumo, permite telas mais finas e flexíveis e, na maioria dos casos, qualidade de imagem mais realista com melhor contraste, ângulo de visão mais amplo e taxas de atualização mais rápidas para uma saída mais suave.

Tvs oled lg
TVs OLED LG vão de 48 a 88 polegadas

As TVs OLED geralmente custam mais do que as TVs LCD ou LED, mas muitos consumidores pensam que o custo extra é com elas, pode não compensar. Contudo, o OLED oferece o chamado “contraste quase infinito”, o que é difícil ou impossível para a maioria dos outros tipos de TVs disponíveis no mercado. Elas também oferecem uma alta taxa de atualização e pixels com “velocidade de troca muito rápida”, o que pode ajudar a assistir esportes ou outras cenas de movimento rápido.

Além de seu alto custo, as TVs OLED também não são tão brilhantes quanto algumas TVs LCD. Isso afeta a capacidade de uma TV OLED de exibir os altos níveis de brilho encontrados em conteúdo de alta faixa dinâmica (HDR). No lado positivo, “o grande nível de contraste dos OLEDs compensa isso de certa forma”, diz ele. Devido ao seu brilho limitado, uma TV OLED não funcionará tão bem em uma sala bem iluminada com muitas janelas.

Um possível problema que surgiu com o OLED é o “burn-in” ou dano à tela devido a uma imagem fixa que permanece por longos períodos de tempo. O Burn-in (realmente a fixação da imagem) é um problema para OLED ou qualquer material orgânico onde o material se desgasta.

Os fabricantes dizem que isso é um problema menor agora em comparação com os modelos anteriores e que ajustes foram feitos para limitar o desgaste. Os fabricantes de OLED aprenderam a compensar reconhecendo a condição e fazendo mudanças sutis na imagem ao longo do tempo e ajustando a corrente para lidar com o material envelhecido. Esses problemas que prevaleciam nas primeiras telas OLED são pouco frequentes ou inexistentes nas telas de hoje.

OLED x LCD 

Ao contrário do OLED, os monitores LCD usam cristais líquidos que produzem uma imagem quando a luz é passada. O OLED oferece cores e contraste muito melhores e será mais nítido e brilhante na maioria das condições, mas o LCD é melhor sob luz forte.

Se você deseja um amplo ângulo de visão, o OLED é superior. Outra vantagem do OLED é que suas taxas de atualização rápidas não significam “fantasmas” ou desfoque de movimento que você pode encontrar em alguns monitores LCD. O OLED também não sofrerá deterioração da imagem em ambientes de temperatura extrema.

No lado negativo, como mencionado anteriormente, os monitores OLED são suscetíveis a queimar. Isso pode ser evitado em grande parte não deixando a TV com a mesma imagem por longos períodos de tempo, mas ainda é uma consideração.

OLED x LED

As TVs LED fabricadas pela Samsung e outras empresas, como suas contrapartes OLED, também usam diodos emissores de luz. A diferença é que os diodos em um display de LED servem como luz de fundo para telas feitas com LCDs. As TVs LED são finas, mas a camada extra necessária para os diodos de luz de fundo significa que elas não são tão finas quanto uma TV OLED na maioria dos casos.

As TVs OLED são mais finas e leves e oferecem melhor qualidade de imagem e desempenho do que as TVs LED em praticamente todos os níveis. Eles podem exibir mais cores, ter tempos de resposta mais rápidos e fornecer uma imagem geral mais nítida que lhe dará um “fator uau”. A maior desvantagem é o alto custo dos OLEDs e, em alguns casos, você não verá todos os benefícios se usar o OLED em uma sala iluminada.

OLED x QLED 

QLED é uma versão mais avançada do LED desenvolvida pela Samsung. As TVs QLED possuem uma camada extra de pontos quânticos ou minúsculas partículas de materiais semicondutores. Eles fornecem mais iluminação para brilho extra e melhor precisão de cor do que as TVs LED padrão.

Embora as TVs QLED representem uma melhoria em relação às TVs LED padrão, a maioria dos analistas profissionais diz que não está exatamente no nível do OLED em termos de qualidade e contraste geral da imagem. O QLED fornece uma imagem mais brilhante do que o OLED, no entanto, o que o torna melhor para salas bem iluminadas.

A Samsung deu um passo adiante com suas TVs Neo QLED, que adicionam retroiluminação mini-LED – essencialmente, retroiluminação usando LEDs muito menores do que uma TV QLED comum. Isso fornece cores mais precisas e melhor contraste. No entanto, mesmo o Neo QLED não oferece os “verdadeiros pretos” que você obtém do OLED. QLED e Neo QLED têm preços mais elevados do que outros televisores LED, mas ainda abaixo dos modelos OLED.

O QLED inicialmente era encontrado apenas nos modelos da Samsung, mas a tecnologia agora é utilizada por outras fabricantes com o objetivo de competir com o OLED, onde a LG é líder a 10 anos e vencedora de diversos prêmios por anos consecutivos na CES, a Consumer Electronics Show.

O futuro do OLED

Embora a tecnologia da TV esteja em constante mudança, é provável que o OLED desempenhe um papel importante no futuro. Os OLEDs ficarão mais baratos, mais eficientes, mais brilhantes e terão uma vida útil mais longa. Outras tecnologias permanecerão populares no segmento inferior porque há muita capacidade de produção, mas Young diz que os OLEDs dominarão o segmento superior. Um possível desafio pode vir de uma nova tecnologia de exibição chamada micro LEDs, se ela se tornar competitiva em termos de custo.

Algumas versões mais recentes do OLED que podem ganhar força, incluem AMOLED (diodo emissor de luz orgânico de matriz ativa) com tiras finas de transistores de filme fino atrás dos diodos e Super AMOLED, com brilho aprimorado e menor consumo de energia. O OLED transparente, que é usado em sinalização, também pode chegar ao mercado de TV em algum momento no futuro.

FAQ Rápido

Qual a diferença entre OLED e LED?

OLED significa diodo orgânico emissor de luz. A principal diferença entre a tecnologia OLED e o que você encontraria em um monitor LED/LCD mais convencional é que cada pixel pode emitir luz de forma autônoma. Isso porque todos os pixels estão ligados à camada eletroluminescente, ou seja, à emissão de luz.

OLED realmente vale a pena?

Se você tem dinheiro para gastar e sua prioridade é obter a melhor qualidade de tela possível de sua TV, smartphone ou gadget, o OLED vale absolutamente a pena. Sua experiência com as cores e o contraste de filmes, programas de streaming, documentários e jogos nunca será melhor.

Vale a pena OLED ou 4K?

Ao comparar TVs LED 4K padrão versus TVs OLED 4K, ambas oferecem ótimas experiências de visualização e melhorias em relação a 1080p. Mas a tecnologia OLED da LG realmente transformará sua experiência de entretenimento doméstico com pretos superiores, cores cinematográficas e High Dynamic Range com suporte a Dolby Vision.

OLED é melhor para os olhos?

Uma TV OLED não é apenas benéfica para um sono melhor, emitindo níveis mais baixos de luz azul, mas também uma escolha melhor para minimizar o cansaço visual, pois não apresenta cintilações ou reflexos. Para completar, o OLED também possui uma qualidade de imagem impressionante.

Fale conosco nos comentários e diga se curtiu essa novidade e aproveite para ler mais notícias, sobre como nossa lista de melhores TV smarts para você aproveitar e comprar agora, no nosso site.

Durante a conferência TecToy Showcase, transmitida on-line neste sábado (22), fabricante revelou detalhes dos primeiros produtos da Zeenix, sua nova divisão gamer
BioWare abraça suas raízes narrativas em um RPG single player; Assista uma emocionante sequência de gameplay estendida que prepara a história e os desafios
TEAMGROUP na Computex 2024 apresenta novos produtos com o lema: "Elevate Gaming . Empower AI"
Saiba se vale a pena jogar Fabledom
Quer dar vida aos seus modelos 3D com texturas impressionantes? Continue lendo para aprender tudo sobre o processo de mapeamento UV do Blender!