Pesquisar
Close this search box.

Triton 300 SE OLED: Fino, Leve, Poderoso e com uma linda tela OLED

O notebook Triton 300 SE OLED, da linha Acer Predator, conta com um processador robusto definitivamente aumenta o fator de desempenho

O Predator Triton 300 SE da Acer é o mais recente notebook gamer da empresa e, embora bastante semelhante ao modelo do ano passado, o mais recente Triton 300 SE combina a tecnologia das telas OLED com um salto para os gráficos Intel Core de 12ª geração que oferece um desempenho impressionante do processador. E isso é algo cada vez mais difícil de achar, não?

Achar um bom laptop para games não é uma tarefa simples. Estamos sempre pensando em computadores desktop, vendo o lançamento de placas de vídeo cada vez mais impressionantes e maiores, pensar em algo portátil e capaz de rodar os jogos com qualidade fica mais difícil e mais complicado de se encontrar. Claro, você não terá um laptop com uma GeForce RX 4090 (achar um case desktop que cabe uma dessas já está difícil, imagine um laptop), mas você pode ter algo muito bom e portátil se procurar no lugar certo.

Vamos falar sobre o Triton 300 SE e, se você ficar com dúvidas, é só deixar nos comentários. Aliás, aproveite também e veja o que a Acer levou de legal para a BGS 2022 no nosso canal no Youtube.

Acer Predator Triton 300 SE OLED

O Acer Predator Triton 300 SE OLED é essencialmente um modelo especial do Triton 300 SE, e as mudanças vão além da tela. Este pequeno laptop se destaca no desempenho multithread com um processador Intel Core i9-12900H. Ele também inclui 32 GB de memória DDR5 e uma unidade SSD de 1 TB. Apesar de todos esses itens de ponta, há um componente, no entanto, que é decididamente intermediário: a placa de vídeo móvel Nvidia RTX 3060. É certamente o elo mais fraco na cadeia de hardware impressionante deste laptop.

Especificações e recursos

ProcessadorIntel Core i9-12900H
Memória32 GB
Gráficos/GPURTX 3060 com TDP de 95 watts
Tela2880 x 1800 16:10 OLED sem toque
ArmazenamentoSSD PCIe NVM de 1 TB
Dimensões59.9 x 264.4 x 26.6 mm
Peso2.49 kg
Webcam1080p
Conectividade1x Thunderbolt 4 / USB-C 4;
1x USB-A 3.2;
1x USB-A 3.2;
1x HDMI 2.1;
Conector de áudio combinado de 3,5 mm;
RedeWi-Fi 6E, Bluetooth 5.1
BiometriaLeitor de impressão digital
Capacidade da bateria80 watts-hora

Qualidade de design e construção

O Acer Predator Triton 300 SE OLED é um laptop bonito e funcional. Linhas robustas e ângulos nítidos sugerem que este é um ‘laptop gamer’, mas o uso de painéis de bronze suaves e pequenos logotipos Predator mantém a estética clean do produto. Isso é o que faz com que ele possa ser um laptop para jogos ou um notebook profissional que, devido ao seu processador robusto e tamanho pequeno, atende os dois públicos.

Os materiais do laptop são atraentes por si só e o laptop parece sólido no uso diário e os painéis da carroceria não flexionam ao digitar ou usar o touchpad. Uma ligeira deformação é visível ao segurar o laptop por um canto (o que não é recomendado de qualquer forma), mas apenas um pouco, e o chassi não emite gemidos em protesto. No entanto, há uma flexibilidade óbvia na tampa da tela, que oscila quando a tela é aberta ou fechada.

Este é um laptop de 14 polegadas com uma pegada pequena. As molduras da tela são muito finas na parte superior e nas laterais e não são excessivas na parte inferior. O Triton 300 SE é visivelmente menor que o Alienware x14, que possui um grande “queixo de tela” e saliência na parte traseira do chassi. O ROG Zephyrus G14 da Asus é algumas frações de polegada mais fino e alguns gramas mais pesado.

Teclado e Touchpad

O Predator Triton SE tem um layout espaçoso que ocupa a maior parte do espaço interior limitado do laptop de 14 polegadas. As tampas das teclas são grandes e a maioria das teclas é de tamanho normal (ou muito perto disso) e inclui uma coluna de teclas de função no lado direito e as agrupa em grupos de quatro. São teclas de avanças ou retornar vídeos que podem funcionar como aumento e diminuição de volume com auxílio da tecla FN.

O touchpad mede cerca de quatro centímetros de largura e dois centímetros e meio de profundidade. Isso é típico para um pequeno laptop para jogos e o espaço limitado pode dificultar os gestos multitoque. Mas é uma questão de costume. Falando em costume, você também tem teclas de atalho nas teclas F1-F12 e uma tecla dedicada para iniciar o software PredatorSense, que mostra suas temperaturas de CPU, GPU e sistema na frente e no centro, com atalhos rápidos para alterar seus perfis de iluminação e overclock, entre outras informações.

Tela e áudio

Triton 300 se oled
Acer Predator Triton 300 SE OLED

A Acer oferece um lindo display OLED de 2880 x 1800 nesta versão do Predator Triton 300 SE. Essa é a grande diferença entre o modelo OLED e seus irmãos mais baratos, que possuem tela LCD de 1.920 x 1.200. OLED fornece um grande aumento na qualidade da imagem em relação ao LCD convencional com taxa de contraste muito superior, uma gama de cores muito mais ampla e melhor precisão de cores. É ainda mais brilhante do que a tela LCD do que o notebook gamer antecessor, o Predator Triton 300 SE, lançado no ano passado.

A nitidez também é ótima, graças à alta resolução da tela. A densidade de pixels chega a cerca de 242 pixels por polegada, o que é semelhante à densidade de pixels de um Apple MacBook Pro 14 e 50% melhor que o LCD de 1920 x 1200. Os pixels individuais tornam os jogos bem nítidos.

Todos os modelos Predator Triton 300 SE possuem uma tela 16:10, que oferece mais espaço vertical do que uma tela widescreen 16:9. Isso se tornou uma tendência após anos de domínio 16:9, e é uma mudança positiva. É um pouco mais fácil encaixar várias janelas em uma tela 16:10. Jogos com uma interface ocupada, como títulos de estratégia e MMORPGs, se beneficiam do espaço extra.

A taxa de atualização do display OLED chega a 90Hz. Isso é menos do que a maioria dos laptops para jogos com tela LCD, que normalmente têm uma taxa de atualização entre 144Hz e 240Hz. Mas sejamos realistas: a maioria dos laptops não consegue gerar taxas de atualização tão altas nos jogos modernos, então 90Hz é muito. O Nvidia G-Sync também está ausente, portanto, o rasgo da tela (ou screen tearing) pode ser um problema quando o V-Sync está desativado.

A qualidade do áudio não é tão boa, no entanto. Os alto-falantes têm bastante volume e soam muito bem em conteúdo menos complexo, como podcasts, mas jogos e filmes podem atrapalhar o som. Claro, nada que um bom fone de ouvido não resolva.

Webcam, microfone, biometria

O Predator Triton 300 SE OLED surpreende com uma webcam de 1080p que oferece qualidade de vídeo decente. O vídeo parece nítido e vívido. Fontes de luz brilhante podem desequilibrar o foco automático e uma sala escura levará a um vídeo granulado, mas a qualidade geral é muito melhor que a média para um laptop para jogos.

A qualidade do microfone é menos impressionante e tem uma capacidade limitada de captar áudio fora do eixo. Embora isso ajude a eliminar o ruído de fundo, também faz com que a voz soe muito baixa quando você não estiver de frente para o laptop.

Um leitor de impressão digital está incluído no touchpad. É à esquerda, e não à direita, que os canhotos devem apreciar. O leitor de impressão digital funciona tão bem quanto qualquer outro, fornecendo logins rápidos na maioria das situações, mas travando quando meu dedo estava um pouco fora da marca ou úmido. Não há câmera IR, o login de reconhecimento facial não é suportado.

Conectividade

O Predator Triton 300 SE oferece uma seleção modesta de conectividade. Inclui uma porta Thunderbolt 4 / USB-C 4 com Power Delivery e modo alternativo DisplayPort, além de duas portas USB-A 3.2.

Acer predator triton 300 se
Acer Predator Triton 300 SE

A porta Thunderbolt / USB-C pode carregar o laptop, mas não fornece tanta energia quanto o carregador da bateria de 180 watts, portanto, o desempenho pode ser limitado ao usar o USB-C e a bateria pode descarregar. Isso é normal, pois a maioria dos USB-C normalmente atinge o máximo de 100 watts de potência (um padrão mais recente de entrega de energia de 240 watts existe, mas continua sendo raro).

A conectividade de vídeo é fornecida pela porta Thunderbolt 4, que oferece o modo alternativo DisplayPort, ou uma porta HDMI 2.1 de tamanho normal. É bom ver a Acer optar pelo HDMI 2.1, pois permite melhores taxas de atualização e resoluções em monitores externos. Um conector de áudio combinado de 3,5 mm oferece suporte para fones de ouvido ou microfones.

Mas é isso. Não há porta Ethernet física e nem DisplayPort ou Mini-DisplayPort dedicado. Essas omissões podem influenciar muitos a usar um dock ou hub Thunderbolt 4 / USB-C para expandir a conectividade. As portas estão localizadas nos flancos do laptop, não na parte traseira, e posicionadas a meio caminho entre a frente e a traseira do laptop. O Predator Triton 300 SE OLED suporta os mais recentes padrões Wi-Fi 6E e Bluetooth 5.2. Isso ajudará a proteger a conectividade sem fio do laptop e, se você tiver um roteador Wi-Fi 6E, desfrutará de excelentes velocidades sem fio.

Desempenho

Embora o notebook Acer Triton 300 SE seja um laptop para jogos, a sua placa de vídeo móvel RTX 3060 pode estar um pouco defasada em relação aos jogos mais atuais e não entregar uma qualidade e desempenho tão impressionante quanto os seus concorrentes na mesma faixa de preço. A vantagem aqui fica por conta da tela, muito bonita e que entrega cores vívidas. Para editores de imagem e vídeo, ele vai se dar bem com os softwares editores e entregar um bom desempenho para que você execute com sucesso o seu trabalho.

Claro, para quem quer jogar, nada disso importa e se o jogo simplesmente não roda, não importa qual a qualidade da tela. Ainda assim, esta máquina pode lidar com praticamente qualquer coisa que você jogue em 1080p, geralmente em taxas de quadros superiores a 60fps.

Finalmente, o laptop esquenta durante os jogos, assim como qualquer outra máquina compacta – e como a maioria dos laptops modernos de hoje, ele ficará quente o suficiente para reduzir o desempenho durante tarefas intensas, como jogos. Mantenha o seu em um lugar fresco e, se o seu objetivo não é jogar tudo no máximo do máximo, ele pode ser uma boa alternativa.

Vida útil da bateria

Uma modesta bateria de 78 watts-hora alimenta o Acer Predator Triton 300 SE. Isso é grande para a maioria dos laptops, mas não grande para uma máquina de alto desempenho. O x14 da Alienware possui uma bateria maior de 80 watts-hora. O ROG Zephyrus G14 da Asus, por outro lado, possui uma unidade menor de 76 watts-hora.

A Acer tem uma arma secreta, no entanto: gráficos comutáveis. O resultado é um forte desempenho da bateria. Esta é uma boa notícia se você deseja um laptop para jogos que também pode ser usado durante a viagem. Se você for jogar, claro que a bateria será sugada com mais velocidade, mas em caso de navegação web e digitação, é bem provável que a bateria dure todo o trajeto.

Onde comprar?

O Acer Predator Triton 300 SE OLED já está disponível no site oficial da Acer e em vários lojistas parceiros, bem como a sua versão sem a tela OLED, o Acer Predator Triton 300 SE. O preço sugerido do notebook é de R$ 14.999,00, mas pode variar dependendo do local onde você o encomendar.

[amazon bestseller=”acer predator” tracking_id=”mg-paulo-20″ grid=”3″ items=”3″]

Prós e Contras do Acer Predator Triton 300 SE OLED

PrósContras
Excelente desempenho do processadorTeclado mediano, touchpad pequeno
Muita RAM e armazenamento pelo preçoConectividade com fio limitada
A tela OLED parece espetacularO desempenho do jogo é apenas ok

O Acer Predator Triton 300 SE OLED tem potencial. É um laptop compacto, mas poderoso, com uma tela excelente e uma duração de bateria decente. O preço também não é terrível e o notebook foi lançado com um preço sugerido de cerca de 14 mil reais. Não é barato, mas é razoável para um laptop com 32 GB de RAM e uma unidade de SSD de 1 TB.

O Predator Triton 300 SE OLED é um laptop muito melhor para criadores de conteúdo do que para jogadores, embora seja vendido como uma máquina de jogos. O processador Intel Core i9-12900H e a tela vívida e com cores precisas o tornam ótimo para quem deseja um laptop Windows compacto para edição de fotos ou vídeos.

FAQ Rápido

Qual é o tempo de duração da bateria do Acer Predator Triton 300 SE OLED?

O notebook Predator Triton 300 SE OLED tem uma bateria de 78 watts-hora. Ela pode manter o notebook funcionando por cerca de 5 horas de uso.

Qual a taxa de atualização da tela do Predator Triton 300 SE OLED?

O Predator Triton 300 SE OLED tem um display de 2880 x 1800 com taxa de atualização do display OLED chega a 90Hz.

É possível trocar a memória RAM do Predator Triton 300 SE OLED?

Não. A memória RAM do Predator Triton 300 SE OLED é soldada na placa e não é possível atualizá-la. Escolha um notebook com uma memória suficiente para os seus planos a longo prazo.

Minha bateria está descarregando durante os jogos mesmo estando conectado?

Na maioria das vezes, isso ocorre porque você começou a jogar antes que a bateria estivesse em 100%. Tente carregar 100% antes de iniciar o jogo.

Agora deixe aí nos comentários, você achou o Predator Triton 300 SE OLED um bom laptop para jogos? Pretende adquirir um? Fale conosco nos comentários e diga se curtiu essa novidade e aproveite para ler mais notícias sobre lançamentos da BGS no nosso site.

Aprenda como a Publicidade em Jogos Mobile é importante para o seu jogo
Procurando um Curso Unity do Zero ao Profissional? Então veja a melhor opção
Saiba como escolher o melhor Curso de Blender 3D
Veja os principais Cursos de C# para Unity e embarque em uma emocionante carreira de criação de jogos
Veja o que achamos de Horizon Forbidden West no PC
Procurando um Cursos para Jogos 2D? Então veja qual escolher