VALORANT error: 4 dicas de como corrigir a tela preta em inicialização

Bug tem afetado muitos jogares. Veja como resolver

Não há nada pior do que estar em casa, querer dar uma relaxada (risos) jogando o FPS da Riot Games e, de repente, um VALORANT error lhe impedir de rushar uns noobs, não é mesmo? O erro de tela preta no FPS da Riot Games é um dos mais comuns, virando as vezes uma dor de cabeça para os players. Porém, como corrigi-lo pode ser mais fácil que você imagina.

Desde o lançamento de VALORANT, há muitos erros que a Riot reconhece que existem. A maioria de fácil resolução, mas muitos jogadores acabam enfrentando dificuldades para reportá-los e, consequentemente, resolvê-los. Especificamente o de tela preta, não tem nenhum código de erro aparente, o que pode dificultar ainda mais a volta da jogatina.

Raze valorant
Raze é uma das agentes mais populares do VALORANT (Imagem via Riot Games)

Embora a Riot não comente sobre o erro em si, muitos membros da comunidade, através de fóruns como o Reddit, acabam se ajudando e compartilhando o que fizeram para resolver o problema. Se você sobre com o bendito erro de tela preta, os métodos a seguir podem lhe ajudar a consertá-lo, solucionando o problema e você poderá jogar em paz.

-- Publicidade --

Atualize seu driver gráfico

Pode parecer uma solução óbvia, mas muitos usuários ainda esquecem de atualizar os drivers das suas placas pra corrigir problemas como VALORANT error. O driver gráfico é um software que seu sistema operacional (Windows, macOS, Linux, etc) usa para se comunicar com um dispositivo de hardware específico (sua placa de vídeo, por exemplo). A maioria dos erros de tela preta é resultado de bugs de software, significando que atualizar seu driver gráfico pode resolver problema facilmente. Os softwares mais recentes são sempre os utilizados pelos fabricantes para o jogo rodar liso no seu PC, logo, utilizar uma atualização mais antiga pode gerar problemas.

Para os usuários da NVIDIA, utilizar o serviço Smart Scan do fabricante, que detecta automaticamente o modelo de sua GPU e encaminha você para baixar o software mais recente disponível, pode ser a solução. Os fãs de VALORANT com GPUs AMD, podem utilizar o instalador de software da AMD, que baixa e configura os drivers mais recentes para sua placa gráfica.

Abaixo, mostramos como fazer a atualização do driver gráfico em uma placa de vídeo da AMD:

Reinstale o VALORANT ou mova-o para outra unidade

Caso as duas soluções apresentadas anteriormente não resolvam o problema do VALORANT error, provavelmente os arquivos do seu jogo estão corrompidos. Desinstalar e reinstalar o VALORANT é a melhor maneira de garantir que todos os seus arquivos de jogo estejam em perfeito funcionamento, Porém, você pode utilizar a função de verificar os arquivos, que está presente no launcher do jogo.

Depois de mover o jogo de um HD para um SSD, ou vice-versa, o launcher verificará automaticamente todos os arquivos, certificando-se de que tudo está em ordem. Esta é uma maneira mais rápida de verificar que os arquivos do jogo estão ok, porém, o primeiro método dará mais certeza que os arquivos VALORANT não estão corrompidos.

-- Publicidade --

Certifique-se de que não haja bug do VALORANT funcionando em segundo plano

Phoenix e jett valorant
VALORANT tem agentes para todo gosto. Phoenix e Jett são ótimos estrategistas (Imagem via Riot Games)

Se o VALORANT error problema de tela preta aparecer várias vezes seguidas, é provável que haja uma instância bugada no VALORANT em segundo plano. Isso impossibilita que uma nova instância seja iniciada, fazendo com que o jogo não roda e fique em tela preta.

Para corrigir isso, você precisará:

  • Abra seu gerenciador de tarefas clicando com o botão direito na barra de ferramentas e selecionando Gerenciador de Tarefas
  • Navegue até a guia Detalhes e finalize todas as tarefas relacionadas ao VALORANT
  • Quando tiver certeza de que nada relacionado ao VALORANT está funcionando em segundo plano, tente reiniciar o jogo

Lembrando que você deve fechar o software anti-cheat do jogo, o Vanguard, o launcher da Riot Games e o arquivo executável do próprio jogo. Talvez a reinicialização do PC seja necessária.

VALORANT error? Contate a Riot

Embora seja quase certeza que alguma das soluções acima resolva o problema de tela preta, o erro pode continuar acontecendo por algum motivo desconhecido. Quando o caso for esse, o jeito é entrar em contato com a Riot e informá-los sobre a situação, juntamente com tudo o que você já tentou fazer para resolver.

A equipe de suporte da Riot examinará seus logs e verificará o que está causando o erro em seu sistema, fornecendo a você novos métodos para a possível solução. Em alguns casos, apenas um futuro patch de atualização resolverá o problema de tela preta, porém, é raro que isso aconteça.

-- Publicidade --
Avatar of denner perazzo

Jornalista, 26 anos. Apaixonado pelo que faço e sobre o que escrevo.