VALORANT error: 8 dicas de como corrigir a tela preta em inicialização

Bug tem afetado muitos jogadores e deixando muita gente irritada. Veja como resolver esse problema

Não há nada pior do que estar em casa, querer dar uma relaxada jogando o FPS da Riot Games (ah tá… relaxar…) e, de repente, um “VALORANT error” lhe impedir de rushar uns noobs, não é mesmo? O erro de tela preta no FPS da Riot Games é um dos mais comuns, virando as vezes uma dor de cabeça para os players. Você fica horas procurando uma solução por aí, tenta tudo o que encontra pela web e nada resolve. Bom, existem algumas soluções testadas e que funcionam em 90% dos casos e é nelas que vamos focar aqui!

Desde o lançamento de VALORANT, há muitos erros que a Riot reconhece que existem. A maioria de fácil resolução, mas muitos jogadores acabam enfrentando dificuldades para reportá-los e, consequentemente, resolvê-los. Especificamente o de tela preta, não tem nenhum código de erro aparente, o que pode dificultar ainda mais a volta da jogatina. Porém, como corrigi-lo pode ser mais fácil que você imagina e nós vamos te ajudar com isso para eliminar esse erro (se tudo correr bem) de uma vez por todas.

Confira nossos guias sobre os agentes:

Raze valorant
Raze é uma das agentes mais populares do VALORANT (Imagem via Riot Games)

Como resolver o Valorant Error de Tela Preta

Embora a Riot não comente sobre o erro em si, muitos membros da comunidade, através de fóruns como o Reddit, acabam se ajudando e compartilhando o que fizeram para resolver o problema. Se você sobre com o bendito erro de tela preta, os métodos a seguir podem lhe ajudar a consertá-lo, solucionando o problema e você poderá jogar em paz.

Altere o modo de exibição

Configurações gráficas inadequadas podem sobrecarregar sua GPU e, como muitos jogadores sugeriram, mudar o modo de exibição resolveu drasticamente o problema da tela preta do Valorant. Para fazer isso, basta pressionar a tecla Alt e Enter no teclado ao mesmo tempo. Isso permite alternar entre o modo de janela e o modo de tela cheia. Você tambem pode fazer isso nas configurações do game. Veja se a tela preta desaparece. Se não, vá para a próxima solução.

Altere sua variável de ambiente

Houve problemas semelhantes ao bug da tela preta e VALORANT não iniciando ou apenas travando imediatamente após o carregamento. Essas são duas das versões mais comuns desse erro. Houve uma correção que um membro da equipe da Riot recomendou, e isso é alterar as variáveis de ambiente no seu PC. De acordo com a Riot, esses tipos de erros são resultado de um bug do OpenSSL que vem afetando CPUs específicas. Para alterar sua variável de ambiente, você precisará fazer o seguinte:

Valorant error
Tela de Variáveis do Ambiente
  • Clique no botão Iniciar e procure por Variáveis ​​de Ambiente.
  • Clique em Editar as variáveis ​​de ambiente do sistema.
  • Navegue até a guia Avançado e selecione Variáveis ​​de ambiente.
  • Escolha New em System Variables no canto inferior direito da guia.
  • Digite ou cole OPENSSL_ia32cap como o Nome da Variável.
  • Cole ou digite “~0x200000200000000” sem as aspas para o valor da variável e clique em OK.

Reiniciar seu sistema antes de tentar iniciar  VALORANT  novamente também é recomendado para permitir que as alterações se instalem. Atenção: Alterar quaisquer informações do sistema que você não domine pode causar problemas ao software ou outros recursos. Faça isso somente se tiver certeza do que estiver fazendo!

Tenha certeza que o seu PC roda o jogo

Embora não seja particularmente exigente, é bom ter certeza que o computador consegue rodar o jogo. Se quiser descobrir como saber se o seu Pc roda os games que você quer jogar, você pode ver uma matéria sobre o assunto aqui no nosso site.

Mínima (30 FPS)

  • CPU: Intel Core 2 Duo E8400
  • GPU: Intel HD 4000
  • RAM: 4GB

Recomendada (60 FPS)

  • CPU: Intel i3-4150
  • GPU: GeForce GT730
  • RAM: 4GB

High End (144+ FPS)

  • CPU: Intel Core i5-4460 3.2GHz
  • GPU: GTX 1050 Ti
  • RAM: 4GB
Valorant error: 8 dicas de como corrigir a tela preta em inicialização | ac047117 valorant | ação, amd, fps, multiplayer, nvidia, pc, riot games, valorant | valorant error dicas/guias
Os agentes reunidos

Desative temporariamente o antivírus

É necessário que instalemos um programa antivírus para proteger nosso computador contra malware e ataques cibernéticos. No entanto, às vezes pode interferir em seus jogos como Valorant. Uma maneira fácil de testar é desativar seu antivírus temporariamente.

Se você pode jogar Valorant normalmente, certifique-se de adicionar Valorant e seu arquivo relacionado à lista de exceções de seus programas antivírus. Você pode consultar a documentação do antivírus ou entrar em contato com o fornecedor para obter mais assistência se não souber como fazer isso.

Atualize seu driver gráfico

Pode parecer uma solução óbvia, mas muitos usuários ainda esquecem de atualizar os drivers das suas placas pra corrigir problemas como VALORANT error. O driver gráfico é um software que seu sistema operacional (Windows, macOS, Linux, etc) usa para se comunicar com um dispositivo de hardware específico (sua placa de vídeo, por exemplo). A maioria dos erros de tela preta é resultado de bugs de software, significando que atualizar seu driver gráfico pode resolver problema facilmente. Os softwares mais recentes são sempre os utilizados pelos fabricantes para o jogo rodar liso no seu PC, logo, utilizar uma atualização mais antiga pode gerar problemas.

Para os usuários da NVIDIA, utilizar o serviço Smart Scan do fabricante, que detecta automaticamente o modelo de sua GPU e encaminha você para baixar o software mais recente disponível, pode ser a solução. Os fãs de VALORANT com GPUs AMD, podem utilizar o instalador de software da AMD, que baixa e configura os drivers mais recentes para sua placa gráfica.

Abaixo, mostramos como fazer a atualização do driver gráfico em uma placa de vídeo da AMD:

Reinstale o VALORANT ou mova-o para outra unidade

Caso as duas soluções apresentadas anteriormente não resolvam o problema do VALORANT error, provavelmente os arquivos do seu jogo estão corrompidos. Desinstalar e reinstalar o VALORANT é a melhor maneira de garantir que todos os seus arquivos de jogo estejam em perfeito funcionamento, Porém, você pode utilizar a função de verificar os arquivos, que está presente no launcher do jogo.

Depois de mover o jogo de um HD para um SSD, ou vice-versa, o launcher verificará automaticamente todos os arquivos, certificando-se de que tudo está em ordem. Esta é uma maneira mais rápida de verificar que os arquivos do jogo estão ok, porém, o primeiro método dará mais certeza que os arquivos VALORANT não estão corrompidos.

Certifique-se de que não haja bug do VALORANT funcionando em segundo plano

Phoenix e jett valorant
VALORANT tem agentes para todo gosto. Phoenix e Jett são ótimos estrategistas (Imagem via Riot Games)

Se o VALORANT error problema de tela preta aparecer várias vezes seguidas, é provável que haja uma instância bugada no VALORANT em segundo plano. Isso impossibilita que uma nova instância seja iniciada, fazendo com que o jogo não roda e fique em tela preta.

Para corrigir isso, você precisará:

  • Abra seu gerenciador de tarefas clicando com o botão direito na barra de ferramentas e selecionando Gerenciador de Tarefas
  • Navegue até a guia Detalhes e finalize todas as tarefas relacionadas ao VALORANT
  • Quando tiver certeza de que nada relacionado ao VALORANT está funcionando em segundo plano, tente reiniciar o jogo

Lembrando que você deve fechar o software anti-cheat do jogo, o Vanguard, o launcher da Riot Games e o arquivo executável do próprio jogo. Talvez a reinicialização do PC seja necessária.

Nada resolveu o VALORANT error? Contate a Riot

Embora seja quase certeza que alguma das soluções acima resolva o problema de tela preta, o erro pode continuar acontecendo por algum motivo desconhecido. Quando o caso for esse, o jeito é entrar em contato com a Riot e informá-los sobre a situação, juntamente com tudo o que você já tentou fazer para resolver.

A equipe de suporte da Riot examinará seus logs e verificará o que está causando o erro em seu sistema, fornecendo a você novos métodos para a possível solução. Em alguns casos, apenas um futuro patch de atualização resolverá o problema de tela preta, porém, é raro que isso aconteça.

FAQ Rápido

Qual agente é o melhor no Valorant?

Os melhores agentes Valorant e que estão presentes em todo tipo de tier list são:
Cypher;
Omen;
Jett;
Breach;
Sova;
Killjoy;
Phoenix;
Raze;

O Viper é um duelista?

Não. Ela é um agente Controlador em Valorant. Os melhores agentes duelistas em Valorant são Phoenix, Jett, Reyna, Raze.

Quem é melhor? Cypher ou Killjoy?

Ambos os agentes são bons, entretanto, Killjoy claramente ganha vantagem sobre Cypher. As habilidades de Cypher não são tão eficazes quanto as de Killjoy e seus cabos e gaiolas cibernéticas podem marcar pontos fora do mapa, mas não são muito impactantes para ajudar diretamente.

Quem é o agente mais fácil de jogar no Valorant?

Breach é uma das escolhas mais fáceis e seguras em Valorant para iniciantes.

Quem é o agente do Valorant mais difícil de jogar?

Phoenix. Ele tem o kit de um típico jogador solo que busca clutchs. Seu poder está na versatilidade de suas habilidades, já que ele pode cegar inimigos, queimá-los enquanto se cura, bem como criar uma gigantesca parede de chamas.

Para se dar bem em Valorant, precisão é tudo!

O Protocolo Valorant já está em Ação

VALORANT se passa em uma versão da Terra em um futuro próximo, após um evento conhecido como First Light. Este evento se estende por todo o globo, levando a grandes transformações na vida, na tecnologia e na forma como os governos operam. No entanto, algumas pessoas em todo o mundo começam a ganhar habilidades decorrentes deste grande evento. Esses indivíduos talentosos são chamados de Radiantes.

Em resposta ao First Light, uma organização fantasma funda o Protocolo Valorant, que reúne agentes de todo o mundo. Esses agentes consistem em radiantes e outros indivíduos equipados com a tecnologia Radiant. Devido às histórias de fundo desses personagens, a equipe VALORANT apresenta uma dinâmica interessante, já que os indivíduos não apenas às vezes se conhecem, mas também vêm de um amplo espectro de origens que vão do crime ao militar. Quem é você e como você usará seus poderes? Só você sabe essa resposta.

Agora diga para nós o que achou dessa lista de correções. Ficou com alguma dúvida? Tem alguma outra dica? Aproveite também e leia mais sobre Valorant no nosso site.

Avatar of paulo fabris

Paulo Fabris é um jornalista, escritor, RPGista, gamer, cosplayer, nerd e fã de animes desde a época da TV Manchete.